Thursday, April 11, 2013

NEW ROUTINE.


No sentido dos ponteiros do relógio: Yves Saint Laurent Le Teint Touche Éclat na cor BD50, MAC Cosmetics Pro Longwear Concealer na cor "NW 20" e MAC Cosmetics Blot Powder Pressed na cor "Medium".

Andava há algum tempo a ponderar a compra de uma nova base. Coloquei a Nude da Dior em hipótese, hesitei perante a Maestro da Armani e decidi-me pela Le Teint Touche Éclat da Yves Saint Laurent. Como fã incondicional da marca francesa e da mítica caneta iluminadora/correctora que lhe serviu de inspiração, não foi uma decisão difícil - os 20% de desconto da Sephora ajudaram - nem tampouco ponderada. 

Terá sido a melhor escolha para o meu tipo de pele? Provavelmente, não. "Make it work!", diria Tim Gunn e assim fiz.

Yves Saint Laurent Le Teint Touche Éclat "BD50"
Inspirada no best-seller Touche Éclat, a base Le Teint Touche Éclat tem por premissa conferir luminosidade e homogeneidade à tez. De textura fluída e cobertura leve, funde-se na perfeição com a pele. O acabamento é um caso à parte, coisa de gente phyna, como diriam as blogueiras brasileiras. Há inclusive quem diga que é possível usá-la por cima de outra base. 

Como afirmei acima, esta não foi a melhor escolha para a minha pele que, a saber, é normal a mista, com alguma oleosidade na zona T. Essa oleosidade nunca foi para mim problema e, embora ande sempre com pó compacto na mala, são raras as vezes em que retoco a maquilhagem, uma necessidade que senti no primeiro dia em que usei a Le Teint Touche Éclat. É que um brilhozinho na tez após cinco ou seis horas de uso de uma base é normal, mas este é um brilhozinho ao qual não estava habituada e que me levou a procurar uma nova solução - o Blot Powder da MAC - por não querer, simplesmente, desistir desta base. O tom que comprei é o BD (Beige Doré) 50 que, à primeira vista, pode parecer um pouco escuro mas que na realidade não é e que me ajuda a unificar o tom do rosto com o restante corpo.

Em suma, aconselho esta base a pessoas com a pele seca/normal, que gostem de um acabamento dewy. Se têm tendência a pele oleosa, talvez não seja uma boa ideia.

MAC Cosmetics Blot Powder Pressed "Medium"
Quem lê o LX há algum tempo saberá que não sou a maior fã dos batons da marca canadiana MAC, mas saberá igualmente que sou fã dos seus produtos em pó. Usei em tempos o Mineralize Skinfinish Natural e optei agora pelo Blot Powder. 

O Blot Powder tem fama de exterminar qualquer sinal de oleosidade e não é só fama. Aplicado logo pela manhã, permite-me manter a tez intacta durante todo o dia. Não adiciona cor ao rosto e não lhe dá um aspecto poeirento, um risco associado a este tipo de produto. Está disponível em cinco cores e, se me perguntarem se não será um contrassenso usar uma base iluminadora e um pó matificante em simultâneo, a resposta é "talvez", mas foi a solução que encontrei e que funciona.

MAC Cosmetics Pro Longwear Concealer "NW20"
O Pro Longwear Concealer veio um pouco por arrasto. Precisava de um corrector e já que estava no corner da MAC do El Corte Inglés, porque não juntar o útil ao agradável? 

Parte integrante da linha de longa duração da MAC, onde também se incluem uma base e muitas cores de batom, este corrector cumpre. Não diria que é um produto-estrela ou que me entusiasme particularmente, quiçá por não padecer de olheiras profundas, quiçá por não ser obcecada com a cobertura imaculada das mesmas. Mas o Pro Longwear Concealer cumpre e não desilude. A textura líquida ajuda e talvez o único ponto negativo seja o desperdício de produto nas primeiras utilizações. Agora já consigo pressionar o pump apenas o suficiente para usá-lo nas minhas olheiras, pálpebras e outras imperfeições/correcções a fazer. 

Outras considerações, sou NC20 nas bases MAC que já experimentei (NC30 no Verão) e, se pretenderem aliar uma boa gargalhada a óptimas dicas de maquilhagem, experimentem o atendimento do Vítor no corner da marca no ECI.

18 comments:

  1. Convenceste-me finalmente a avançar para o Blot Powder! Já tinha lido mais reviews mas esta convenceu-me mesmo. Com a pele oleosa e brilhos que insistem em aparecer ao longo do dia preciso mesmo de um aliado eficaz como este parece ser. Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Inês, acho que é uma óptima aposta. Para controlar a oleosidade, parece-me mesmo o melhor produto. Além disso, não é tão caro como produtos semelhantes de outras marcas. :)

      Delete
  2. Sou fã do Blot Powder! Também tenho a pele oleosa mas francamente prefiro as bases de textura mais leve, sempre detestei bases mate pois a maioria deixa a pele baça e sem vida... prefiro um acabamento dewy que se controle ao longo do dia com um pouco de pó!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estamos na mesma onda então! Bases excessivamente mate também não me entusiasmam particularmente.

      Delete
  3. Olá :)

    experimentei essa base de YSL mas confesso que fiquei um pouco desiludida... na mesma altura pedi uma amostra da base parure de lumiere da guerlain e gostei bastante :)

    o corretor da mac esteve o ano passado na minha lista de compras. quando finalmente me dirigi a uma mac guess what? não tinham o meu tom lol acabei por trazer outra...

    não conheço esse pó da mac mas sou ultra fã do mineralize skinfinish natural :)

    bjinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Maria, tu e as bases da Guerlain! Tenho que experimentar um dia destes. Quanto ao pó, acho que vale cada euro, muito bom e a embalagem é bem mais resistente do que a do MSF!

      Delete
  4. não conheço a base, mas conheço bem o Blot Powder da MAC porque o usei durante muito tempo.
    Muito embora não seja fã do cheiro, cumpre o objectivo e aguenta-se bastante bem na pele, tem óptima durabilidade. Agora, para mudar um bocadinho, trouxe o Skinfinish, e espero que seja tão bom como o powder!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que te fazia impressão no cheiro? O MSF é óptimo, mas com uma proposta algo diferente do Blot Powder. :)

      Delete
  5. Apesar da curiosidade, experimentar essa base seria terrivel para a minha pele ultra oleosa. Já em relação à Mac ultimamente tem-me surpreendido, sempre gostei imenso do MSF, mas de resto ultrapassava-me um bocadinho o hype da marca. Hoje me dia já estou rendida, o Blot Powder é incrível para peles oleosas e os correctores tornaram-se indispensáveis para mim (juntamente com o da BB, porque eu padeço de olheiras profundíssimas).

    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Queria mesmo era o corrector da Bobbi Brown, mas num mês comprar pó, base e corrector é DOSE!

      Delete
  6. Eu quando comprei o Prolongwear e fiquei chateadíssima por ter um doseador mau. Com um pump eu tinha produto que me dava para três utilizações e por isso, e para não desperdiçar produto, tive de arranjar uma solução. Comprei um caixinha pequeniiiina que há na Kiko para levar certos produtos em viagem, mas dá para fazer isso em qualquer coisa que seja prática e coloco lá sempre dois ou três pumps do concrretor e depois vou retirando de lá a quantidade que quero para usar, tanto com o dedo como com um pincel e assim tem durado imenso e resulta! Eu estive também indecisa entre essa e a Perfection Lumiere da Chanel, gostei da que comprei mas sinceramente continuo a preferir a Studio Fix da MAC! Ah... e tens uma sorte de não ter olheiras... quem me dera!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa solução parece-me óptima! Nas duas ou três primeiras utilizações, desperdicei imenso produto mas agora já consigo dosear a coisa. E tenho olheiras, não são umas senhoras olheiras, mas tenho!

      Delete
  7. Também gosto imenso da base mas, pelos mesmos problemas a que deste relevo, ainda não a trouxe. É ótima, é lindíssima, tem O tom de cobertura ideal mas deixa-me mesmo bastante brilhante. Talvez a solução que apresentaste, de combinar com o (SUPER) Blot Powder seja também perfeita para mim mas, como te disse no Instagram, estou indecisa entre esse e o Mineralize Skinfinish Natural e só poderei mesmo decidir quando estiver na loja :)

    Tens de escrever aqui com mais assiduidade, é sempre um prazer vir ao LX e ver que há cá novidades!

    ReplyDelete
    Replies
    1. A Le Teint Touche Éclat é fantástica, mas penso que para resultar a 100% tem que ser numa pele seca a normal sem grandes imperfeições. As imperfeições não tenho, mas a minha pele está longe de ser seca.

      Vou tentar voltar ao ritmo de outros tempos aqui no LX!

      Delete
  8. Depois de acabar o meu pó da chanel vou sem dúvida para esse da mac :) e também ainda me falta um corrector!

    ReplyDelete
  9. Em relação a base maestro da armani, sabe onde é que a posso comprar?? E já agora o preço??

    ReplyDelete