Wednesday, January 23, 2013

SPRING '13 COLLECTIONS - DRIES VAN NOTEN.


Dries Van Noten spring '13: vejam a colecção completa no STYLE.

Dries van Noten spring '13. O plano inicial era fazer um post com o meu top 7, quiçá 10, de colecções para a temporada spring. Mas isto de ordenar colecções tem mais que se lhe diga do que possa aparentar num primeiro relance. Claro que há favoritos incontestáveis e esta colecção Dries van Noten é de longe a minha colecção preferida, o que fazer então com as outras colecções? Decidi que não haverá ordem, mas se é para começar que se comece pelo melhor. 

E o melhor leva-nos numa viagem aos anos 90, ao movimento grunge e a duas das suas figuras mais emblemáticas. Sim, falo do power couple Kurt Cobain e Courtney Love. A atracção do mundo da Moda pelo grunge não é nova - assim, de repente, vêm-me à memória a mítica colecção de Marc Jacobs para a Perry Ellis - e por certo não ficará por aqui, mas a interpretação de van Noten eleva o ADN do movimento a um novo patamar. O STYLE chama-lhe grunge couture. Para os fãs da estética do criador belga, não é surpreendente. Dries van Noten é mestre na mescla de estampados e tecidos, por isso o clash entre o xadrez e os padrões florais é encarado com naturalidade, assim como a dicotomia masculino/feminino e a facilidade com que o criador transita entre a alfaiataria e aquilo a que chamo de peças fáceis. E claro, a juntar a tudo isto, o cabelo desgrenhado e o batom signature de Courtney e os óculos de sol que parecem saídos de uma retrato de Cobain.

4 comments:

  1. Apesar de ser menina, sou uma eterna fascinada pelo grunge! E tenho INVEJA da minha irmã, porque viveu essa altura em pleno... E era tão lindo! Cobain e a sua Courtney, e a colecção do MJ para a Perry Ellis, que fez com que todas as camisas de 'pescadores' voassem das prateleiras em todas as thrift stores dos US. Os anos 90 foram realmente fascinantes (mesmo parecendo que não).

    E pronto, basta-me falar nisto que a minha mente voa para: http://www.youtube.com/watch?v=fregObNcHC8

    E, quanto à colecção, também gostei muito mesmo (apesar de não ter sido à primeira vista), e não podia concordar mais com o 'grunge couture'. Dá vontade de vestir tudo...

    ReplyDelete
  2. Adoro este estilo de roupa. Gostei imenso da colecção *

    ReplyDelete
  3. Passava o tempo a tentar fugir do estilo grunge, a tentar ser um pouquinho mais feminina, mais senhorita. Cheguei aos 20 e compreendo que não vale a pena mudar. O grunge estará sempre um pouco em mim e sim, pode ser feminino, sensual e bem chique. ;)

    ReplyDelete
  4. E eu adoro o look! a combinação das texturas e das estampas, está simplesmente brilhante.

    ReplyDelete