Monday, June 25, 2012

I TELL YOU WHAT I WANT.

O anúncio da próxima colaboração entre a H&M e a Maison Martin Margiela foi uma das melhores notícias que poderia ter recebido. Nunca, in a billian years, imaginei que a gigante sueca fosse juntar-se a uma casa que, apesar de fazer parte do núcleo duro da Moda internacional, tem uma visão tão peculiar e contra-corrente.

Sobre Martin Margiela. 
Martin Margiela é um criador belga, muitas vezes confundido como membro dos Seis de Antérpia, profundamente influenciado pelo movimento de desconstrução japonesa. He's one of a kind, na verdadeira essência da expressão. Raramente mostrou o seu rosto, apenas dá entrevistas via fax ou e-mail e as próprias etiquetas possuem uma sequência de números (do 0 ao 23), em vez da sua assinatura. Conta-se que, desde 2008, esteja afastado da casa a que dá nome.

Num exercício de antevisão, mergulhei nas colecções Fall e Spring dos últimos cinco anos. Os 23 looks apresentados em seguida representam algumas linhas da estética da Maison Martin Margiela e os meus desejos para mais uma capsule collection da H&M.








0. Fall 2007 | 1. Spring 2009 | 2. Fall 2012 | 3. Spring 2012 | 4. Spring 2011

0 - 4
A take on the basics. Para quem não está familiarizado com a estética de Martin Margiela, a primeira ideia a reter é desconstrução (de roupas, de conceitos tidos como dogmas). Uma simples t-shirt branca ganha ombros exagerados, a gola alta é verdadeiramente alta e o trench-coat perde a sua forma habitual para aparecer circunscrito a um rectângulo. 





5. Spring 2012 | 6. Spring 2009 | 7. Fall 2010 | 8.  Fall 2011 | 9. Fall 2012

5 - 9
Strange materials. Margiela, tido como alto representante de la mode destroy, nunca se coibiu a recorrer a materiais pouco óbvios e que dificilmente associamos à noção de prêt-a-porter. O look #6, se a minha memória não me escapa, foi usado por Lady Gaga.


10. Fall 2011 | 11. Spring 2011 | 12. Spring 2009 | 13. Fall 2009 | 14. Spring 2012

10 - 14
Great leather. Se acompanham o LX há algum tempo, por certo lembrar-se-ão de ver a sweat-shirt do look #10 em algum post. Não é segredo para ninguém a minha fraqueza pelo cinzento, portanto este look era daqueles que usava from head to toe, incluindo o cabelo encaracolado. Também não me importava de ver a camisola do look #11 na colecção MMM x H&M. A comprovar-se o uso de pele - diria que é quase incontornável - serão as peças mais caras. É melhor começar a poupar.


15. Spring 2007 | 16. Spring 2009 | 17.  Spring 2007 | 18. Spring 2011|  19. Fall 2012

15 - 19
Exceptional tailoring. Muitos desconhecem que o designer belga é um exímio alfaiate e as colecções da Maison Martin Margiela, mesmo após a saída do seu fundador, mantêm-se fiel a essa tradição. Quer seja numa recriação fiel ou um exercício de repensar o smoking, o corte perfeito coloca Margiela no patamar dos grandes criadores. Espero ver, pelo menos, uma reinterpretação do clássico smoking


No campo dos acessórios, a gargantilha em plexiglass do #18 seria uma boa aposta.


20.  Spring 2011 | 21. Fall 2008 | 22. Spring 2008  | 23. Spring 2009

20 - 23
Playing with proportions. Ombros exagerados e peças que se prolongam para os limites do imaginável são um dos traços fortes de Margiela e aparecem como tema recorrente ao longo dos anos.


Os jeans destroyed do look #22 são um dos objectos de desejo do LX.

17 comments:

  1. Um óptimo post para quem não conhece a marca e para quem conhece, ansiar ainda mais por esta parceria!

    Beijinho

    ReplyDelete
  2. gostei muito do post. deu mesmo para fazer uma antevisão do que virá por aí. que bom que começamos a poder ter acesso a estas coisas bonitas em lojas fast fashion *

    ReplyDelete
  3. estou curiosa, mesmo sabendo que só a vou ver online, já que a H&M continua a deixar o Norte "de lado", neste tipo de colaborações... pena.

    ReplyDelete
  4. Cátia, tu escreves como ninguém!! adorei o post ;) não conhecia o criador mas gostei do conceito 'desconstrução' associado a ele ;)

    bjo*

    http://makeupblah.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. MM6 roles!!! Estou à espera da great leather e do exceptional tailoring pelas tuas palavras. Vamos lá ver o que daqui sai.

    ReplyDelete
  6. Estou curiosa com esta parceria. Não como vão apelar às massas com MMM , mas se não conseguirem, melhor! ;)

    bjs*

    ReplyDelete
  7. adorei conhecer mais sobre a marca! e aiiiii... quero tudo!

    ReplyDelete
  8. Fantástico post. Eu comecei a conhecer a marca graças à Lady Gaga :)

    ReplyDelete
  9. tu és uma enciclopédia mas não é daquelas que se vendiam às portas..és das boas! Ora, segundo a tua perspectiva da coisa, s'calhar é melhor eu deixar de negligenciar mesmo as colecçõesw capsulas da hm. se nao sou fã de materiais estranhos como cabelo já a parte de muita leather, muito tailloring ou muita desconstrução de básicos, ficaram me já no olho!

    ReplyDelete
  10. Sem duvida, uma coleção para esperar, ansiar e nao desesperar!
    Estou super super curiosa...Da casa Margiela espero MUITO! a genialidade é constante e ve-la em high-street vai ser um desafio a superar! ;)
    Adoro o teu blogue!! É um verdadeiro blogue de moda! Keep working girl*

    ReplyDelete
  11. Quanto ao post, só me deixaste ainda mais expectante e a pensar: sim desta vez tiro um dia e vou dormir para a porta (contigo a acompanhar-me?)!!!

    ReplyDelete
  12. Acho que é mesmo desta que vou "acampar" á porta da H&M!!
    "Tou" mesmo ás pulgas para ver a colecäo!

    Adorei o teu post, sim sra. uma verdadeira connaisseure(?) de moda!

    Já agora dá uma olhadela ao meu special giveaway que tenho no blog:

    http://spikesandstuds.blogspot.se/2012/06/competition-sephora.html

    beijinho

    ReplyDelete
  13. Adorei o post! Esta é a colecção que estou mais ansiosa para ver! :)

    Lau

    ReplyDelete
  14. Amei amei o post e esta é uma das colaborações pela qual dormia à porta da h&m!

    ReplyDelete
  15. parabéns por mais um post excelente. a escrever sobre moda também tu és "one of a kind".

    ReplyDelete
  16. ADOREI este post. Confesso que não conhecia o criador nem nada que ele tivesse feito e isto veio esclarecer muito esta colaboração na minha cabeça! ;) E olhando bem para o que mostras... Talvez seja a colaboração que mais me irá atrair, de todas as que já existiram com a H&M. We’ll see... ****

    ReplyDelete