Saturday, April 14, 2012

THE DIY: AMERICAN APPAREL CLUTCH.



Diz o ditado que quem não tem cão, caça com gato. E foi isso que acabou de acontecer. Lembram-se da clutch American Apparel que toda a gente, incluindo eu, desejou e que originou múltiplos DIY (Do It Yourself) por essa blogosfera a fora? Essa mesmo que, durante meses, andou na minha cabeça e que me deixou perante um dilema: será que valia os quase €60 que custa? Tudo bem que é pele, mas ao vivo -  vi as várias cores quando estive em Londres, em Dezembro - não fiquei convencida ao ponto de trazer uma comigo para Portugal.

E ontem, enquanto a chuva caía em Lisboa, aproveitei para passar pela Baixa e dei um salto à Feira dos Tecidos. Fui directa ao expositor da napa, todavia não dispunham de grande variedade. Umas lojas abaixo, encontrei outra loja de tecidos e, aí sim, a napa era exactamente aquilo que procurava. Preço pelo metro? €14.50. Feito.

Custo total da minha clutch American Apparel? €5.08 (napa) + €1.80 (fecho) + €1.70 (tecido para forrar) = €8.58


Material necessário

 Napa (convém ser grossa) 35cm , tecido para forrar e um fecho de 40 cm. Também precisarão de linha preta, alfinetes, régua, giz e tesoura, mas isso são coisas que habitualmente toda a gente tem por casa.



Máquina de costura.



O processo

Comecei por tirar algumas fotografias, mas desisti a meio. Segui o projecto da Andy Torres do Style Scrapbook, com algumas alterações. Primeiro, e porque o fecho que comprei tem 40 cm, as medidas da minha mala são diferentes das da versão da Andy (aproximadamente 40x30 cm). Depois, porque optei por cortar a napa e não apenas dobrá-la e fiz questão de colocar um forro para torná-la mais resistente. E, por último, coloquei o fecho antes de coser as laterais. Acrescente-se que foi a primeira fez que apliquei um fecho, mas é muito fácil.

Não sou nenhuma costureira prendada, mas digamos que a costura deve estar-me no sangue. A minha avó costurava, as tias do meu pai também e eu, por teimosia, andei três anos a pedir aos meus pais que me comprassem uma máquina de costura. Talvez surpreendidos pela minha insistência, acabaram por oferecer-me esta Singer, que tenho há seis anos. No último ano, uma Bernina industrial veio cá parar a casa, mas ainda não experimentei. Basicamente, aprendi a costurar a ler o livro de instruções da própria máquina e tenho a sorte de o meu pai perceber minimamente da parte mecânica da coisa.

O resultado final

Como vêem, nem sequer alinhavei os tecidos que utilizei.




Que tal?



31 comments:

  1. Um espectáculo! aliás deste-me uma grande ideia, obrigada

    ReplyDelete
  2. O máximo e super fácil de fazer!

    ReplyDelete
  3. Ficou perfeita!!!!!!

    xx
    Luciana
    http://lucelove4fashion.blogspot.co.uk/

    ReplyDelete
  4. Espectacular!!! Sim senhora!! Eu acho que vou alinhar nessa onda, mas para umas saias :)) Beijinhos

    ReplyDelete
  5. UAU! Ainda estamos para descobrir alguma coisa em que não sejas boa lol :P
    Adorei o resultado final! Ficou msm perfeita, perfeita...e acho q fizeste mt bem em cortar em vez de dobrar, gosto mais assim ;) Aqui em casa há uma máquina igualzinha a essa, mas só a minha Mãe a usa (eu acho que cortava um dedo, sou assim tão desastrada lol)...e depois de ver este DIY vou pedir-lhe para me fazer uma assim, e depois acho que lhe acrescento umas tachinhas à volta, para ficar mais pimp lol :PP

    beijinhos, bom fim d semana :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh Margarida, tens que usar a máquina, ainda por cima se a tua mãe percebe do assunto, tens a obrigação de brincar e costurar!

      Eu queria um fecho metálico para ficar mais pimp, mas não havia e, como estava a chover, não me dei ao trabalho de ir a outra retrosaria!

      Delete
  6. Ficou perfeita!! :)
    Aiii nem imaginas, nunca tive muito jeito para a costura mas com tanto DIY que tenho visto ultimamente ando cheia de vontade de comprar uma máquina de costura para me aventurar... Tu ajeitas-te com facilidade com a tua? Não fazes ideia de quanto terá custado não?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Compra! A minha já foi comprada há seis anos e, na altura e numa loja de electrodomésticos daquelas de bairro, custou perto de €200. Acredito que arranjes mais barato. Aquilo é mesmo muito simples, basicamente, só tens que seguir as indicações para pôr a linha na agulha, escolher o ponto e dar ao pedal a um ritmo constante! Coser a direito é mesmo fácil, o resto vais aprendendo com a experiência.

      Delete
  7. Que tal?! Impecável! Mostrei este post à minha mãe que me veio logo com o discurso de "Vá, vê lá se aprendes mais qualquer coisa com as meninas dos blogs que tu nem cozinhar, nem pregar um botão sabes!". Nunca me deu grande curiosidade, nem a cozinha nem a costura mas, com este teu post despertou em mim qualquer coisa :) Adorei. Simples e bonita como é difícil de encontrar por aí nas lojas, e a um preço que não se encontra mesmo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahahahahah oh Joana, o que eu me ri agora! Tens que te dedicar às tarefas domésticas. Andei à procura de uma clutch preta, mas as da Zara são um balúrdio e não me atraem particularmente. Nas outras lojas, ou a "pele" tem mau aspecto ou têm detalhes a mais.

      Delete
  8. está mesmo perfeitinha! Amei, quem me dera ter mãozinhas para uma coisa dessas!

    ReplyDelete
  9. UAU! Se a minha professora de corte e confecção visse isto tinhas um 20! ahahah está óptima! Acho que vou agarrar num bocado de napa que tenho cá para casa e vou fazer uma! :p

    Um grande beijinho, bom fim de semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh Mariana, só se fosse um 20 numa escala de 0 a 100! Faz!!

      Delete
  10. quem me dera ter jeito para as costuras :P

    ReplyDelete
  11. já há muito que tenho o bichinho da costura, e até fiz um curso pra aprender, mas neste momento está estragada :( mal estiver boa, vou usar a tua inspiração pra fazer igual! está tão gira!!

    ReplyDelete
  12. Eu tb acho que vou tentar :P Se ficar como a tua, fica um espectáculo!

    ReplyDelete
  13. E ainda dá uma maior satisfação sermos nós a fazer. Mission accomplished!

    ReplyDelete
  14. Uma rapariga prendada, vale por duas :p
    Acho que ficou maravilhosa, e muito mais valiosa do que os tais 60€! :)

    ReplyDelete
  15. Incrivelmente parecida com uma bolsa protectora de laptop que comprei na H&M Homen há uns meses atrás! A unica diferença é que a minha tem o rebordo saliente. Adoro-a a uso como cluch milhóes de vezes!! Agora tens que fazer em várias cores e vender :P

    ReplyDelete
  16. Ui, quem me dera ter jeito para fazer coisa destas! Ficou brutal!! =O

    ReplyDelete
  17. Quando voltar à terrinha, vou dar uso à máquina de costura da minha mãe. Quando era miúda, lembro-me de fazer roupas para as Barbies e até tinha jeito pa coisa lol Deixaste-me com vontade de fazer umas experiências.
    Beijo*

    ReplyDelete
  18. Ficou espectacular! Queres fazer uma para mim? Eheh

    ReplyDelete
  19. Muito bom mesmo!!! Agora é continuares por aí fora ... e a venderes-me (claro))

    ReplyDelete
  20. isto faz me lembrar que chorei anos por uma maquina de costura cor de rosa e quando a minha mae ma comprou, ainda ia embrulhada no saco e ficou na carreira à vinda pra casa.

    desde aí tenho um trauma com maquinas de costura. tenho napa boa e branca em casa pra fazer uma saia mas acho q a vou levar às costureiras.

    muito bom, menina prendada e com uma postura fantastica nas fotos Facebookianas :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cenoura má! Não gozes com as minhas poses (olha que aquelas são assim as fotos mais publicáveis)!

      Delete
    2. não tou gozando, ficaste imponente! :DD

      Delete
  21. Que tal? Está..perfect!!! :)

    Agora só falta a coragem para executar.. eheh

    Beijinho,

    Sara

    ReplyDelete