Monday, October 17, 2011

MODALISBOA TRANSFUSION COLLECTIONS: RICARDO DOURADO.

Créditos: Associação ModaLisboa


Convencionou-se a ideia que a Moda portuguesa não é para consumir. E ter em sua posse uma t-shirt Zara com etiqueta Made in Portugal não contraria esta linha de pensamento. Mas como todas as boas convenções, não está imune a cair por terra. E se a colecção Spring 2012 de Ricardo Dourado não é o princípio do fim dessa convenção, I don't know what it is.

Há um ano atrás, a peça final do desfile Spring 2011 de Ricardo Dourado - um casaco azulão, com uma cauda larger than life - provocou-me goosebumps. Até aí nada de alarmante ou não tivesse a blogger que vos escreve chorado com o desfile final de Tom Ford para a casa italiana Gucci. Mas o sinal estava dado e, com a colecção apresentada nesta última edição da ModaLisboa, veio a confirmação: nunca a Moda nacional foi tão cool.

A mulher Ricardo Dourado - ou talvez miúda seja o termo mais apropriado - é tough e, permitam-me a leitura, tem genica. É o próprio Dourado a corroborar a inspiração nos gangs e nas ruas. Mas nem era necessário fazê-lo. Estava de caras que esta era uma colecção com orientação street: visors, rasos, coletes ora em ganga, ora em pele, numa paleta de cores que não fugiu muito ao preto, cinza e branco. 

Uma colecção demarcada por três quadros distintos, em que a sofisticação se foi adensando, envolta em jogos de transparências e em looks preto total, mas sem nunca perder o apelo urbano. Resta descortinar que tipo de gangster é esta, porque de uma coisa tenho certeza, quero fazer parte do gang.

O visor, o acessório-chave da ModaLisboa Transfusion.



«Protect me from what I want», podia ler-se em algumas peças.
Momentos finais do desfile.

9 comments:

  1. Esperemos que seja uma ideia em desuso, porque há criadores que merecem ter as suas peças consumidas a todo o vapor!
    Um dos meus preferidos também, como já sabes, acima de tudo por esse efeito cool.

    Não chegarei ao ponto de dizer que queria tudo, mas a maioria poderia vir comigo.

    beijinhos

    ReplyDelete
  2. Olá Cátia e olá seguidores do Lx State of Fashion!

    O meu nome é Joana e há cerca de uma semana iniciei uma verdadeira cruzada rumo a um estilo de vida mais sustentável!
    Após quase três décadas como shopaholic (estou pertinho pertinho dos 30) acumulei tantas roupas, sapatos e malas que um closet inteiro e dois armários totalmente reservados à minha pessoa já não chegam. Shame on me!
    Vai daí, proponho-me passar os próximos 365 dias (ou 355, já que dez dias já lá vão!) sem fazer qualquer compra de roupa, sapatos, malas ou acessórios, com uma única excepção: o vestido que vou usar no meu casamento, no próximo ano!
    Todos os dias (I hope!) vou colocar o "oufit" com que saio para trabalhar, para jantar fora ou para o fim-de-semana no blog que criei para o projecto, com o objectivo de me inspirar a mim e (why not?) aos outros!
    Poderão acompanhar esta minha viagem rumo a um estilo de vida mais sustentável em http://365shoppinglessdays.blogspot.com. Fico a aguardar as vossas visitas porque vou precisar de apoio e coragem para esta verdadeira cruzada a que me proponho!!!

    xoxo
    Joana

    http://365shoppinglessdays.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Such a great collection! :)

    ReplyDelete
  4. As peças são fantásticas. É impressão minha ou temos aqui umas inspirações monimalistas dos países nórdicos? Adoro! Onde se vende ;)

    ReplyDelete
  5. Que engraçado, trabalhei com ele no sábado e revelou-se uma pessoa fantástica. Super talentoso não admira que o trabalho dele mostre isso mesmo =)

    ReplyDelete
  6. Gostei, principalmente das camisas e das palas e sem dúvida que se notou um acompanhar das tendencias mais globais (sem ser copia, off course)! De qq modo onde posso eu arranjar uma pala? Posso sequer saber o preço para a desejar sem ter que ir a um canto escondido no Bairro Alto?

    ReplyDelete
  7. Hello.

    Desta vez não venho aqui fazer um comentário, mas sim uma solicitação, se poderias passar pelo meu espaço e dar a tua contribuição numa sondagem que estou a fazer. Não necessitas sequer de aprovar este comentário.

    Obrigado.

    E

    ReplyDelete
  8. Também foi uma das minhas colecções preferidas.

    bjs

    ReplyDelete
  9. A minha colecção preferida da Moda Lisboa.
    Vi em livestream na vogue e comecei logo por adorar o mood do desfile, a musica, o passo, as cores...

    a colecção fazia tanto sentido com tudo isso. A edgyness do desfile, o street estampado em praticamente todas as peças... Ricardo Dourado i really wish i had been there !

    ReplyDelete