Thursday, September 08, 2011

IT'S MY MOTHERFUCK*N´BIRTHDAY!


The big 2-3 have finally arrived... and i'm not so thrilled about it!

Há algum tempo atrás, li algures um texto que, apesar do título sugestivo «Sobre quando eu descobri que era adulta», constitui o relato triste de uma jovem que perdeu a sua melhor amiga. E escrevia ela assim: «Nada tinha realmente mudado (...). Mas nada era realmente o mesmo. E então eu percebi. Ganhei esse sentido de finitude abrupta (...).»

Em Janeiro deste ano, aconteceu-me algo semelhante. A morte não fora a de uma amiga, mas de alguém muito próximo, que desconhecia, até então, ser tão importante para mim. E esse episódio trouxe consigo o tal  sentido de finitude abrupta, que a autora narra. De um momento para outro - e perdoem-me a ingenuidade - percebi que não vivemos para sempre e que a velha metáfora do tens o futuro todo à tua frente, afinal, não é bem assim. Mas o que esta constatação tem de fatalista, tem também de catalizadora.

E porque um dia, numa sala de aula, me ensinaram que a escrita incita a acção e porque me sinto invadida pelo ímpeto de viver a vida at its fullest, aqui fica a lista de tudo o que eu quero, e vou fazer, a partir do dia de hoje:

1. Correr os 6 km da mini-maratona de Portugal abaixo dos 40 minutos. | 2. Correr pelo menos uma meia-maratona no próximo ano. | 3. Correr uma mini ou meia-maratona numa qualquer capital europeia. (Sim, gosto mesmo de correr.) | 4. Ir a Londres fazer um ou dois cursos na London College of Fashion. | 5. Entregar a minha tese de mestrado e tirar um 17. | 6. Saltar de um avião e fazer skydiving. | 7. Plantar uma árvore e garantir que não morre passada uma semana. | 8. Escrever um livro. But not having a child. | 9. Comprar uns Christian Louboutin Pigalle | 10. Comprar cada vez menos e melhor. | 11. Não deixar de estudar. | 12. Ler algo que não sejam artigos científicos. | 13. Integrar, juntamente com os meus pais, o programa Família Amiga. | 14. Ajudar mais velhotas no supermercado. | 15. Perder o hábito de responder a desaforos. | 16. Pensar mais antes de falar. | 17. Fazer mais karaoke. | 18. Aproveitar todos os momentos com as minhas xoxas locas. | 19. Rir muito. | 20. Dançar muito. | 21. Ver o Jay-z ao vivo. | 22. Se possível, em palco com o Kanye. | 23. Dar mais uso às minhas máquinas de costura. | 24. Fazer mais tutoriais de maquilhagem no LX. | 25. Actualizar mais (e com qualidade) o LX. | 26. Encontrar o meu dream job. | 27. Deixar de comprar Vogues. | 28. Conseguir encontrar os três primeiros números da LOVE a um preço razoável. | 29. Passar mais tempo em Aldeia de Eiras. | 30. Mudar a decoração do meu quarto. | 31. Deixar de desmaiar em locais públicos. | 32. Comer mais sopa. | 33. Comer menos chinês. | 34. Cozinhar mais. | 35. Fazer mais bolos. | 36. Obter o meu CAE. | 37. Ser menos resmungona. | 38. Deixar de gastar tanto dinheiro em parques de estacionamento. | 39. Fazer menos cara de enjoada. | 40. Fazer voluntariado. | 41. Ir a Estocolmo e a Berlim. | 42. Amar muito. | 43. Andar mais vezes de moto 4 e kartkross. | 44. Aprender a conduzir jipes todo-o-terreno. | 45. Escrever e publicar mais artigos. | 46. Perder o medo e controlar a ansiedade. | 47. Soltar o cabelo. | 48. Actualizar a playlist do meu iPod. | 49. Ter pequenos lapsos de memória. | 50. Permitir-me a ser tudo aquilo que sempre quis ser. 

(A ordem é completamente aleatória.)

---

E, se hoje me virem pelas ruas de Lisboa, sintam-se à vontade para me dar os parabéns!

50 comments:

  1. Parabéns =)
    Tento visto tantas listas de objectivos, que qualquer tenho que fazer uma para mim também, acho que preciso...
    Gostava imenso de ir ao FNO outra vez, mas este ano não vou estar por Lisboa.

    Um beijinho, hoje mais especial por serem os teus anos
    A.R.

    ReplyDelete
  2. PARABÉNS!!! Tem um óptimo dia! (Gostei principalmente do "soltar o cabelo").

    ReplyDelete
  3. Parabéns!!Adorei a tua lista de objectivos, espero que cumpras todinhos:) bj grande e have fun!

    ReplyDelete
  4. Oh girl tu és tão querida. não poderia deixar de comentar em pleno horário de trabalho! muitas felicidades e se logo te vir dou-te um granda berro de parabéns aha

    Beijinho

    ReplyDelete
  5. Parabéns! Espero que vás riscando itens da tua "to do" list o mais depressa possível. :)
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  6. Parabéns!
    Espero que consigas concretizar todos os teus objectivos :)

    ReplyDelete
  7. Muitos parabéns, tens aqui um rol de coisas para fazer de meter inveja, sucesso para cada um deles.
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  8. Parabéns!!! Espero que tenhas um dia fantástico e que consigas realizar todos esses objectivos e muitos outros. Beijinhos :)

    ReplyDelete
  9. Parabéns! Gostei dos teus objectivos. :)

    Se te vir na rua, hoje, dou-te os parabéns pessoalmente. ;)

    ReplyDelete
  10. Parabéns agora através do blog... adorei o post e e li cada uma das coisas que queres fazer! ahah muito bom e espero que consigas cada uma delas porque mereces! Um dia muito feliz e que contes muitos *

    ReplyDelete
  11. Parabénnnnsss :) diverte-te muito hoje e vai actualizando aqui pelo blog o que já fizeste dessa lista, adorei.

    ReplyDelete
  12. Parabéns, espero que o teu dia seja muito feliz ;D e se te vir hoje, vou dar-te uma beijoca de parabéns :D *

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

    ReplyDelete
  13. apesar de 11 anos mais velha que tu (no comments please) partilho muito dos teus objectivos. forever young, right?

    muitos parabéns e ainda mais votos de muita felicidade!!!
    que este seja o primeiro dia do resto da tua lista ;)

    e que seja um dia cheio de sorrisos, e mimos, tá claro!

    ReplyDelete
  14. eu não te vou ver em lx, mas sinta-se tão parabenizada como se te visse! os 23 são tão bons como outros quaisquer depende é do estado de espuirito, e esse parece-me que tens de sobra..

    Gostei especialmente da 43. Que de todas faças não 50 mas 100 (e leva-me a estocolmo mais tu! :p)

    *

    ReplyDelete
  15. Muitos Parabéns querida Cátia. Espero que tenhas um dia muito feliz. beijinhos****

    ReplyDelete
  16. Parabéns, espero que consigas cumprir essa lista enorme ;-)

    ReplyDelete
  17. Parabens e que tenhas um dia muito feliz!!!
    xx
    Luciana
    http://lucelove4fashion.blogspot.com/

    ReplyDelete
  18. Parabéns!!!!! Um dia muito feliz e que cumpras todos esses deliciosos objectivos! :)) E como já foi dito aqui, apesar de estar na década seguinte já há muito, faço de alguns desses objectivos os meus ;)

    bjs*

    ReplyDelete
  19. Mais uma vez, Parabéns linda! :) Espero que consigamos cruzar-nos hoje à noite porque gostava de te dar os parabéns pessoalmente.
    E gostei muito dessa lista de objectivos. E é claro que vais cumprir tudinho. Sabes, acho que essa sensação nem sempre é má de todo... Pelo menos faz-nos querer viver a vida mais intensamente e aproveitar tudo com muito mais intensidade... ***

    ReplyDelete
  20. Parabéns!! Coragem e energia para cumprir a lista - gostava de ver o resultado do cabelo solto!:)! Não faço anos, mas também me senti inspirada! (aliás, como sempre que venho aqui!)
    Bjs!

    ReplyDelete
  21. Este ano como não te vou ver pelas ruas de Lisboa na FNO: PARABÉNS CÁTIA! :) espero que consigas concretizar todos esses objectivos!


    Beijinho,
    Joana.

    highheels-jungle.blogspot.com
    lesdemoisellesenpose.blogspot.com

    ReplyDelete
  22. Bem, como não te vou ver pelas ruas de Lisboa, PARABÉNS!
    Espero que consigas atingir todos os objectivos a que te propuseste, beijinho *

    ReplyDelete
  23. Adorei a tua lista, mesmo! Espero que consigas fazer tudo, tudo!! :)

    Muitos muitos Parabéns!! :)

    Beijinho,
    sara

    ReplyDelete
  24. Bem.... Que bons 50 obejactivos. Tão honestos e objectivos. Espero que os consigas! Muitos parabéns Cátia, ainda és muito pequenina mas já uma grande Mulher. Beijinho grande

    ReplyDelete
  25. Os meus Parabéns ! Objectivos ambiciosos mas são esses que nos fazem correr mais ! Mas, não te esqueças do 50 ! Deveras importante ! Beijinho

    ReplyDelete
  26. Parabéns!! :) Hum, eu só tenho mais 2 anos mas acho que também devia fazer uma lista assim dessas. É verdade que essa sensação de finitude cada vez mais se abate sobre mim também, mas acho bom tê-la para me empurrar para frente e não deixar coisas por fazer que gostaria. Não deixar para amanhã porque o amanhã pode não existir. lol que deprimente, mas acho que deu para perceber a mensagem! :) Sou um bocado envergonhada mas se te vir dou-te os parabéns ao vivo! :) ***

    ReplyDelete
  27. Muitos Parabéns, infelizmente não vou ao FNO mas os parabéns ficam dados! :)

    ReplyDelete
  28. Olha, fazes anos no mesmo dia que duas amigas minhas gémeas. Enfim, não importa! Não te vou ver de certeza mas muitos parabeeens via internet e espero que consigas realizar tudo, é bom termos objectivos definidos. Parabéns também pelo teu blog.

    Beijinho, que tenhas um dia super feliz :)

    ReplyDelete
  29. Muitos parabéns honey!! espero que te divirtas ao máximo :-)

    quanto à tua lista, parece ser bem exequível. agora é só meter maos à obra :-) beijinhos grandes**

    http://makeupblah.blogspot.com/

    ReplyDelete
  30. Alguém acordou inspirado hoje :P PARABÉNS outra vez, e se logo à noite te vir dou-te os parabéns...ah, espera aí, eu não vou :PP ups...

    Agr a sério, amei o post, adorei todos os objectivos, eu tb precisava de comer mais sopa e ser menos resmungona :P

    Acho que o teu último objectivo diz tudo ;) nnc te esqueças dele! ;) beijinhos, desconhecida!lol

    ReplyDelete
  31. Parabéns!! e muitos anos de vida!

    Hell Yes to Jay-Z+Kanye!! adorei a lista, chega-lhe aí ;)

    ReplyDelete
  32. Muitos parabéns!
    Muitas felicidades!

    Acho maravilhosa a ideia da lista! Faz-nos pensar que andámos a perder tempo com coisas tão pouco importantes, sem sequer pensarmos no que nos faria realmente felizes! E ás vezes são coisas tão pequenas! Força!

    Beijinho*

    ReplyDelete
  33. parabens cátia! (:
    que cursos gostarias de fazer na London College of Fashion? é que eu tambem gostaria no futuro

    ReplyDelete
  34. Cátia, minha homonima, principalmente espero que cada vez mais te permitas a ser tudo aquilo que sonhas!!! Penso que esse desejo é tudo!!! Raramente são os outros qu nos bloqueiam!!! Muitos parabens!!!

    ReplyDelete
  35. Não te conheço pessoalmente mas o teu é um dos meus blogues portugueses preferidos e três das razões são:

    - o facto de escreveres muito bem

    - o tom confessional que consegues dar aos posts sem nunca cair na domesticidade ridícula (de momento não sei explicar isto melhor)

    - as tuas palavras e escolhas reflectirem espírito crítico e massa cinzenta

    A blogosfera desta área precisa disso! Estas razões levam-me mesmo a querer dar-te uns calorosos parabéns!! :)

    ReplyDelete
  36. Muitos parabéns!!! E gostei bastante da lista (estou contigo na parte das corridas ;))

    ReplyDelete
  37. Feliz aniversário, feliz dia... muitos dias de muita felicidade.

    ReplyDelete
  38. Parabéns (embora atrasados)!
    Espero que consigas concretizar todos os teus objectivos...
    Uns fantásticos 23...

    ReplyDelete
  39. Parabéns atrasados Cátia :)
    Tudo de bom e que consigas atingir os teus objectivos!Continuação de bom trabalho.

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  40. "Ver o Jay-Z ao vivo" hahahaha --> põe-te a pau que a Beyoncé é agora uma mulher extremamente hormonal x)

    Gostei muito do texto e da lista. É cliché, mas é verdade, quando perdemos pessoas próximas, dá-nos invariavelmente um baque e aterramos a toda a velocidade no lema "viver a vida" .. espero que para o ano, estejas aqui a dizer que cumpriste esses objectivos todos ! :) Parabéns e, já agora, adorei a roupa que estavas a usar na FNO. :P

    Beijoca ***
    www.laissezmoi.blogspot.com

    ReplyDelete
  41. ola! só hoje é que conheci o teu blog, e gostei muito por isso os meus parabéns pelos anos e pelo blog:)

    http://atulipaazul.blogspot.com/

    ReplyDelete
  42. Não pude comentar antes (o computador através do qual acedo ao blog de 2ª a 5ª não me deixa comentar, não sei por que motivo!) mas estou aqui hoje para te felicitar pelas compras - incríveis - e pelos 23 anos!!! Parabéns ;)

    Vi, por mero acaso, um foto tua no mini-saia(FNO) e estás linda! Linda!

    Beijinhos, Carmen

    ReplyDelete
  43. Muitos Parabéns e que estes 365 dias corram pelo melhor...

    Ps: Fiz um post onde mostrei as Bloguers que passaram pelo FNO e utilizei uma foto tua, espero que não haja problema, caso contrário eu retiro-a. Abraço

    ReplyDelete
  44. Parabéns! E espero que alcances todos os objectivos eheh good luck!

    ReplyDelete
  45. Muitos parabéns! e, by the way...adoro o teu blog :)

    misscarmoavantchanel.blogspot.com

    ReplyDelete
  46. parabéns :) espero que tenhas tido um óptimo dia e aproveitado os descontos ;D
    Beijinho * Monstros no Armário

    ReplyDelete
  47. Parabéns atrasados!!! ;)
    Gosto muito de passar por cá mas acho que nunca comentei ;) adorei a tua todo list e podia subscrever uma série de coisas!
    Gostei imenso do teu outfit de aniversário e aquelas botas são realmente um sonho, ficam lindas calçadas!

    Beijinhos ♥

    ReplyDelete