Monday, September 26, 2011

(BAD) HAIR DAYS.



There's this thing about women: they always - I mean, ALWAYS - complain about their hair. As que têm cabelo liso invejam as que têm madeixas com jeitos. As que têm cabelo encaracolado suspiram por um cabelo liso quase asiático. Aqui pelo LX, não é diferente.

A minha relação com o meu cabelo nunca foi fácil. Primeiro problema? A densidade. Costumo brincar que tenho tanto cabelo que podia concorrer directamente com as extensões made in India, o que foi comprovado recentemente através de um pequeno exame ao meu couro cabeludo realizado aquando de um encontro sobre cabelos na sede da L'Oréal. O diagnóstico foi claro: os fios do meu cabelo até são finos, mas tenho muito cabelo.

Segundo problema? O meu cabelo é, naturalmente, encaracolado. Os caracóis têm imensa piada, verdade, se tivermos cinco anos ou parecermos a Thaís Araújo no spot televisivo de uma nova linha para caracóis da L'Óreal Paris. Como não é esse o caso, ter caracóis é uma cruz. E, das duas, uma. Ou assumo a minha inner Shakira ou finjo que não existem. I'll stick to the second one.

Por último e, quiçá o maior problema of the bunch, não tenho muita paciência para lidar com o meu cabelo. É por isso que, apesar dos vossos pedidos, raramente me vêem com o cabelo solto. Esticar o cabelo é um verdadeiro martírio e é sempre mais fácil apanhá-lo num ballerina bun

Não sou, por isso, o melhor exemplo para falar sobre o assunto mas, como me pediram há alguns meses para descrever os cuidados que tenho com o meu cabelo, vou tentar fazê-lo.

From left to right: L'Oréal Professionnel Série Nature Douceur d'Huiles shampoo | L'Oréal Professionnel Série Nature Pureté Naturelle shampoo | Schwarzkopf Gliss Asia Straight conditioner | L'Oréal Professionnel Série Nature Masque Aux Huiles

Comecemos pelos cuidados no banho. Lavo o cabelo, religiosamente, dia sim, dia não. O que não quer dizer que, num Domingo de preguiça, não fuja a essa regra. Mas quem nunca o fez, que atire a primeira pedra. 

De momento estou a usar três dos quatro produtos apresentados na fotografia. Não sou muito esquisita com shampoos e a relação mais fiel que tive com um durou duas embalagens. Posto isto, antes do Douceur d'Huiles (combo shampoo + máscara), estava a usar o Nature Pureté, todos da L'Oréal Profissionel, que terá que ser um dos meus produtos capilares preferidos. Estes produtos são todos da Série Nature, ou seja, não possuem parabenos ou silicone e este Nature Pureté cheirava (sim, já acabou) muito bem e cumpria a sua premissa: conferir suavidade ao cabelo.

Não é que o Douceur d'Huiles não cumpra a sua função - disciplinar cabelos rebeldes - mas, para quem possui farta cabeleira, torna difícil a tarefa de lavar o cabelo, por não fazer muita espuma. Não aderi a nenhum desafio Hit the Pan, mas vou terminá-lo. Em compensação, a máscara é bastante boa. Uso uma vez por semana e espalho da raiz até às pontas, durante 3 a 5 minutos.

Nos restantes dias, em vez da máscara, opto por um condicionador sem, no entanto, aplicá-lo na raíz. Estou a usar este da linha Asia Straight da Schwarzkopf - haja nome difícil de pronunciar - há alguns meses e, hands down, é muito bom. Aliás, a marca tem sido uma grande surpresa. Também já usei o shampoo e a opinião foi a mesma.


From left to right: L'Oréal Professionnel «Mythic Oil» | L'Oréal Professionnel Texture Expert «Smooth Velours» | Syoss laca ultra-forte | Yves Rocher S.O.S Puntas Estropeadas | Redken Volume Full Effect 4 | L'Oréal Professionnel Air Fix «Tecni Art» 5 | Tangle Teezer


Se há produto que tem gerado muito buzz por essa blogosfera, Mythic Oil (L'Oréal Profissionnelis that product! Pela embalagem, percebe-se que não é um produto de uso diário. Pelo menos, não para mim. Uso quando lavo o cabelo, mas sempre longe da raiz, para evitar a natural oleosidade que este tipo de produtos estimula, e apenas clique correspondente ao tamanho de uma ervilha. Deixa, efectivamente, o cabelo com um brilho bonito e cheira a riqueza.

Ainda com o cabelo molhado, aplico um creme de pontas da Yves Rocher. Esta embalagem está mesmo no fim e devo comprar outra muito em breve, portanto é um produto que recomendo. Outro produto que recomendo, e muito, é o Texture Expert «Smooth Velours» da L'Oréal Profissionnel. É de longe o meu produto preferido para o cabelo, de tal modo que o uso, mesmo quando não vou esticar o cabelo e, supostamente, é essa a sua função. Sabem aquele cheiro que o cabelo tem quando saímos do cabeleireiro? É isso que me faz lembrar o «Smooth Velours». Mais uma vez, aplico apenas uma noz, sob o cabelo acabado de secar, e nunca perto da raiz. 

Como referi no início do post - que vai longo, eu sei - normalmente faço um ballerina bun. Para conseguir mantê-lo intacto, a laca é a minha melhor amiga. E que amiga! By far, a minha laca de eleição é a Elnett (L'Oréal Paris). O cheiro, apesar de insuportável, é icónico e é a melhor laca alguma vez desenvolvida por uma marca. Já a da Syoss é um pequeno desastre e uma decisão de compra completamente irreflectida. A laca da Syoss é bastante potente, mas tem um grande defeito: empapa seja qual for a distância de aplicação! Por inverso, a laca da L'Oréal Professionnel, Air Fix Tecni Art 5, apesar de não ter tanta força, não empapa absolutamente nada e cheira muito bem. Para quem precisa de fixação normal, é uma óptima opção.

Por último, nas raras ocasiões em que solto o cabelo, tenho usado a espuma Full Effect 04 da Redken que chegou há algumas semanas cá a casa. Again, tem aquele cheiro típico de cabeleireiro - com os produtos profissionais é sempre assim - e confere o volume prometido. Se comprarem esta espuma, têm que ter cuidado para não retirarem produto em excesso. Adoro a Redken, até hoje nunca experimentei nenhum produto que me desiludisse e atrevo-me a dizer que a marca oferece a segunda melhor laca de sempre. Experimentei há alguns meses atrás, mas não me recordo do nome.

Claro que, quando os penteados assim exigem, utilizo outros produtos de styling, mas no dia-a-dia são estes. Como referi acima, não sou muito fiel a produtos capilares. Há produtos de uso recorrente, como a Elnett, mas regra geral isso não acontece.

Afinal de contas, convivem bem com o vosso cabelo?


Update: Quase me esquecia de falar na Tangle Teezer. Esta que me foi enviada é travel size e é super girlie. Estava muito curiosa para experimentar, uma vez que se trata de uma escova vencedora de prémios. Conclusões? Talvez por ser a versão travel, quando o cabelo está seco, não é a melhor opção para pentear o meu (muito) cabelo. Gosto sobretudo de usá-la quando escovo o cabelo ainda molhado, aí sim a Tangle Teezer consegue penetrar na minha farta cabeleira.
---

Off topic 1. Comprei a Sony Nex (finalmente!), mas ainda me estou a adaptar! 

Off topic 2. Como tal, sugiram posts sobre maquilhagem, tutoriais, o que quiserem. Tenho muitos produtos para fazer review!


20 comments:

  1. Eu não convivo nada bem com meu cabelo porque nem tem caracóis nem é liso, têm jeitos! E depois quando acordo de manhã ele não tem se quer por onde se pegue mas á noite quando vou dormir está lisinho (parece que levou com o esticador!)
    Concluindo: ele dá-me imensas dores de cabeça

    ReplyDelete
  2. @Ana Rita Acho que não és a única a achar que o cabelo à noite tem melhor aspecto :P O meu também é assim!

    ReplyDelete
  3. Adorei o post!!! Tenho exactamente o mesmo problema que tu, embora o meu cabelo não seja encaracolado, tem bastantes ondulações, muito volume e bastante pesado e sei bem o martírio que é esticar o cabelo e a dor de braços com que fico no final.
    Apesar de não usar nenhum destes produtos, utilizo outros alguns também da L'Oréal Professionnel e adoro a qualidade dos mesmos.
    Já experimentaste o Serum nutritivo Óleo Relax da Kérastase? Faz maravilhas e deixa o cabelo ultra liso, tal como referi num post que fiz, pode cair uma tempestade que o efeito não desaparece :)
    **

    ReplyDelete
  4. @LadyLike Perco completamente a paciência ao "tentar" esticar o cabelo. Até começo animada, mas a meio já estou saturada. Mas, mesmo no cabeleireiro, não tenho muita paciência!

    Quando for a um shopping, vou ver desse serum! Obrigada :)

    ReplyDelete
  5. Reviews : Pó Compacto Universal da Chanel, High Beam da Benefit
    Podes??
    ADORO O BLOG :)

    ReplyDelete
  6. @Anonymous Do High Beam da Benefit posso sim! O Pó Compacto da Chanel não tenho, mas fiz em tempos uma review de um pó compacto da YSL. Viste?

    Beijinho :)

    ReplyDelete
  7. Adorei o post, porque CLARO, o meu maior drama sempre foi o meu cabelo!! Tenho cabelo fino, sem volume e com um ondulado pouco definido e muito estupido...detesto enche-lo de produtos que alterem o toque (preciso de sentir o cabelo e n algo rigido ou oleoso) e por isso experimento milhentas coisas para testar os efeitos! N sou nada esquisita quanto a shampoo, mas adoro o transparente da Pantene, porque me dá a sensaçao de estar bem lavado. Como mudo a cor do cabelo com frequencia - agora tenho as pontas rosa e lilás - faço sempre máscara, normalmente 20/30 minutos e tiro com agua fria! Serum para as pontas e amaciador em spray tb fazem parte do ritual! Ultimamente aprendi a deixar as placas de parte e abracei o meu ondulado com um spray da Pantene que potencia os caracois! Esse oleo da L'Oréal and a competir com o Morocannoil, que estou mt curiosa para experimentar! :)

    ReplyDelete
  8. Gostei muito do post e das fotos ( essa camara vai fazer maravilhas). Alguns dos produtos que tens aqui também uso habitualmente e gosto muito! Concordo com o que disseste sobre a espuma redken!:D

    Beijo

    ReplyDelete
  9. Em primeiro lugar..adorei o post..

    E as mulheres são terríveis..Nunca contentes com o que têm.. eu tenho um cabelo muito fino, preciso de um pouco do teu volume!! ;)

    Conheço a tua nova maquina.. muito boa mesmo, a qualidade é brutal!
    E podias usá-la para tirar Outfit of the day Pictures hehe :)

    beijinho,
    Sara

    ReplyDelete
  10. Eu sou tão basica com o cabelo e ao contrario de ti sou fiel ao Pantene Liso e Sedoso provavelmente ha uma decada. Talvez porque o meu cabelo embora seja o meu martir (coloracao atras de coloracao) se tem mantido sempre fiel e sem grandes stresses! Mas claro sofro de nao ser escorrido ou o tal Asia Straight.. Sim isso é que eu queria ;)
    Qto ao teu cabelo, tal como em todas as minhas amigas que sofrem do teu trauma: aposto que o cabelo é lindo ao natural! Alias uma coisa é que tens uma cor de cabelo girissima (e parece natural)!

    Novos posts: how to do ballerina bun like a professional ;)

    Beijo

    ReplyDelete
  11. Bem, tu escreves 'que ta fartas' ahah O que vale é que fazes o que sabes fazer bem :)
    Gostei muito deste post, um pouco de 'gossip' da tua pessoa e muito informativo também.
    Queria tanto a máquina que tu compraste, não tens bem noção!
    Eu sugiro mais posts sobre maquilhagem, adoro tudo oq ue tem a ver com esse tema e tu sabes fazê-lo tão bem, também :)

    Beijinho, sou tua fiel seguidora :p *

    ReplyDelete
  12. Quanto ao cabelo (esqueci-me de cmopletar o comentário acima), tenho a sorte de acordar com ele super penteadinho. Tenho o cabelo liso e 'acorda' sempre da mesma forma. Tenho bastantes cuidados, tento lavar o cabelo o menos vezes possível, Lavo sempre com um bom shampoo, não ponho muito amaciador (uma vez que tenho cabelo fino e lisinho, se usar muito amaciador/condicionador, fico com o cabelo mais oleoso, enfim).
    Uso sempre um óleo para as pontas, antes de secar o cabelo e sempre que uso o ferro de alisar (que podia dispensar, mas gosto sempre de usar uma vez ao fim de lavar o cabelo...os dias seguintes já não é necessário ahah)

    De vez em quando faço uns 'tratamentos de choque' que resultam mesmo! Um dia deixo-te aqui a marca daquela 'magic box' que traz bastantes produtos de reparaçao instantanea, é caro mas vale a pena.
    Há temops fiz um erro grave no cabelo e fiquei com ele bastante seco, espigado, partido. Usei esse tal tratamento, e voltou literalmente ao normal!
    :)

    Fiquei com bastante curiosidade em experimentar várias coisas que mostraste aqui!Beijinho*

    ReplyDelete
  13. Estás a ver porque é q eu disse q confiava em ti? Adorei o post...eu ultimamente estou a passar uma fase q ando praticamente tds os dias com o cabelo preso, pq como o cortei curtinho há alguns meses atrás, agr está naquele comprimento mt estranho que nem é curto nem é nd :s (a verdadeira razão é pq sou uma grnd preguiçosa e ñ tnh paciência para o esticar, sim...pq o meu tb é encaracolado)...

    Quanto aos produtos, tb uso L'oréal Prof. e adoro...e a laca da ELnett, q é basicamente a minha BFF para manter aqueles cabelinhos pequenos no sítio lol

    é curioso teres feito o post hj, pq hj tb comprei um shampoo novo, para experimentar, recomendaram-me, já q o meu cabelo é loiro escuro e no Inverno tende a escurecer: o shampoo de camomila INTEA (era o meu shampoo de criança e de facto, nessa época, era mt mais loira) ;) quero ficar a combinar com o meu cão LOL

    beijinhos***

    ReplyDelete
  14. @Sneakerlicious Tenho que experimentar esse truque de retirar a máscara com água fria! Aí em São Paulo, o Morocannoil é uma febre, mas deve ser caríssimo.

    @Le Blonde Também já experimentaste a espuma? :P

    @Sara Dou-te o meu volume de bom grado! LOL Ainda me estou a adaptar à máquina, isto tem muita funcionalidade e tenho praticamente a certeza que nem utilizei a certa.

    @fastfashion.onlinestore Um cabelinho liso era perfeito! Não daqueles escorridos, sem graça. Mas um que fosse só dar um jeitinho com a chapa e pronto! A minha cor é natural, é um cruzamento do cabelo preto do meu pai e castanho médio/escuro da minha mãe. Se há coisa que não me atrevo a fazer é pintá-lo.

    O ballerina bun é só "enrolar", prender e MUITA laca!

    @Devil Wears Louboutin Basicamente, tens o cabelo de sonho! Acordar com ele liso e o trabalho do ferro de alisar durar dias era o meu objectivo :P

    Quanto à máquina, tem de tão gira, como de cara. Daí ter demorado algum tempo a comprá-la.

    @Margarida O teu cabelo é encaracolado? Nunca adivinharia! Shampoo de camomila é aquela coisa. Eu nunca usei (por motivos óbvios), mas uma prima minha que tem o cabelo castanho claro usava e dava realmente resultado!

    ReplyDelete
  15. ora eu cá fui a remar contra a maré...tinha o cabelo liso, comecei a fazer ondulações e desde há cinco anos fiquei com ondas (às vezes meio canudos) que me safam ao secador, à placa, aos seruns, às dores de braços.

    Quando o estico já nem me identifico ao espelho! :)

    ReplyDelete
  16. Mas acho que podias usar mais vezes solto, SIM!

    ReplyDelete
  17. Hiya.
    Quando era pequena tinha o cabelo super comprido, e ele era quase liso com umas ondas largas... depois de um corte de cabelo pelos ombros que fiz em 1999... ele nunca mais voltou a ser o mesmo... começou a ganhar volume, a ficar seco e áspero (tipo a Hermione do Harry Potter nos primeiros filmes), e durante uns bons anos andava com ele sempre apanhado. Depois comecei a reparar, que o meu cabelo estava a encaracolar o_O ... EM algumas partes, ora tinha ondulado na parte da franja, na nuca liso, na coroa caracóis secos, e o resto cachos engraçados.... eu não sei se isto é resultado de ter várias misturas, mas lá que é era chato era. Durante uns anos tentei andar de cabelo encaracolado, mas depois fartei-me e relaxei o cabelo!!! Por isso sei o quanto pode ser chato ter cabelo encaracolado. No primeiro dia, após lava-lo, ela ficava giro, fofo, definido, no dia seguinte, CAOS!
    E agora preciso de encontrar um cabeleiro que faça aquilo que eu peço, e não me corte 6 cm em vez de 3cm (sim tenho trauma de cabeleiros).
    xoxo

    ReplyDelete
  18. Este comentário já vai um bocado tarde. Nos últimos anos (re)descobriu-se o óleo de argan para nutrir e disciplinar o cabelo, seja ele de que tipo for (fino, grosso, liso, ondulado, encaracolado). Infelizmente a marca Moroccan Oil não se vende em Portugal. O mais parecido que encontrei é a linha para cabelo à base de óleo de argan da Khiel's. Para além desta linha a Khiel's tem também o Superbly Restorative Dry Oil, que se pode para usar na pele e no cabelo. Vendem-se na respectiva loja situada no Chiado. Quero ver se compro quando o frio chegar. O meu cabelo estraga-se muito de verão mas mais ainda de inverno, pois é seco. Alguém já experimentou?

    ReplyDelete
  19. @Anonymous Vem tarde, mas vem sempre a tempo! Nunca experimentei o Moroccan Oil, mas tenho lido imenso sobre ele. A linha da Khiel's também não, mas quando passar por lá, vou ver.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  20. Adorei o post!
    Nasci com o cabelo grosso, volumoso, seco, encaracolado... Uma desgraça ;)
    A fase da adolescência foi terrível! Andava sempre com ele preso num rabo-de-cavalo, auto-estima zero. Acho que experimentei todas as marcas de champô para caracóis existentes na altura...
    E pronto, há cerca de uns 8 ou 9 anos vi a luz :) X-Tenso da L'oreal!
    Quem me conhece há pouco tempo não faz ideia de que alguma vez tive caracóis. O meu cabelo é liso, liso, não tem volume, está macio e eu adoro-o assim. Nunca mais quero o meu cabelo antigo, acho que fiquei traumatizada... ;)
    De há uns anos para cá foi ficando cada vez mais fácil tê-lo liso, só tenho que lhe dar um jeito numa madeixa ou outra de manhã com as GHD e ready to go!
    Uma coisa que já me mentalizei, não dá nem dará nunca para lavar o cabelo de manhã no banho e sair de casa logo a seguir... O meu cabelo precisa de cama ;)
    Fora isso a vida é bela, mesmo. Só há alguns anos é que percebi o quanto me fez mal ter aquele cabelo! Recomendo o X-Tenso a toda a gente.
    Lol aos 30 sou finalmente feliz com o meu cabelo!

    Sorry o self-disclosure, mas o post deixou-me altamente nostálgica ;) Beijinhos!

    ReplyDelete