Tuesday, June 21, 2011

MAKE UP BY BRAND: YVES SAINT LAURENT


Quem quer que tenha proferido a frase 'All that glitters is not gold', nunca deve ter posto os olhos - e as mãos - num batom YSL. E quem diz batom, diz rímel, sombra, blush e toda a parafernália de produtos de maquilhagem da maison francesa. 

Fazendo um esforço enorme para não tornar este post semelhante aos da MAC - quem conseguiu ler um até ao fim? - deixo-vos com os 7 essenciais da YSL:

1. YSL TOUCHE ÉCLAT #2

Há quem lhe chame o Santo Graal da maquilhagem, há quem diga - the blind ones - que não notam diferença alguma, uma pequena maioria se pensarmos que a cada minuto um Touche Éclat é vendido.

O Touche Éclat é um produto curioso e, provavelmente, algo intimidador. Não é um corrector de olheiras convencional - não o uso com esse propósito - nem tão pouco um iluminador como o High Beam da Benefit. Para mim ele funciona como o toque de Midas, porque confere luminosidade, ao mesmo tempo que camufla os sinais de fadiga. Não uso o Touche Éclat diariamente, mas sim quando quero caprichar na maquilhagem. Nesses dias, coloco o meu corrector de olheiras e, imediatamente abaixo, coloco o TE, para dar aquela luminosidade à la Kim Kardashian. Aplico também na cana do nariz e nas laterais das narinas, no osso das maçãs do rosto e, como foi aconselhado na gravação do vídeo da YSL, nas linhas de expressão que se criam quando sorrimos.

2. YSL POUDRE COMPACTE RADIANCE #4

Já falei no Poudre Compacte Radiance aqui no LX - ide ver - e a minha opinião mantém-se. Adoro usá-lo por si mesmo, sem base líquida, e o acabamento é espectacular: pele aveludada ao toque. A única coisa que me entristece é que, à semelhança dos outros produtos em pó da YSL, o logo desaparece ao fim de umas duas ou três passagens com o pincel. Enfim... 

3. ROUGE PUR COUTURE

Here we go again! O Rouge Pur Couture continua a ser o meu batom preferido e, como hoje é o primeiro dia de Verão, estou com vontade de sair à rua com o #27. Para quem acha o meu discurso inflamado, a Florence Welch partilha a mesma paixão. 

No dia-a-dia uso muitas vezes o #10, pelo que estou a pensar comprar outro neutro. Na minha opinião, vale os 25 euros que custa, sobretudo nos tons mais fortes, porque a durabilidade é surpreendente e boyfriend proof.

4. CRÈME DE BLUSH #5

Desde que experimentei os blushes em creme da TOPSHOP, desenvolvi uma huge crush por este tipo de blush. O da YSL é a versão de luxo dos da TOPSHOP. A durabilidade é muito boa, tanto na pele como se pensarmos que as 5.5 gramas de produto são capazes de durar ANOS! A aplicação é bem mais simples do que a dos da TOPSHOP, porque é menos oleoso ao toque. Acho que é daquelas extravagâncias que fazem bem de vez em quando e o tom de fuschia é super vibrante. 

Lembram-se da maquilhagem da Emma Stone na gala do MET? Estou a pensar fazer algo assim num tutorial e aí poderão ver o Crème de Blush em acção.

5. WATERPROOF EYE PENCIL #1

Este foi um dos produtos que me foi dado na gravação do vídeo - quando estiver pronto, faço um post com ele - e apesar da minha descrença nos lápis para olhos, este surpreendeu-me. Sempre tive dois preconceitos em relação a lápis: ou são demasiado duros ou esborratam demasiado. Dois problemas resolvidos com este Waterproof Eye Pencil. Ele é extremamente macio durante a aplicação e, à semelhança dos eyeliners em gel e em caneta, seca na pele. 

6. VOLUME EFFET FAUX CILS

É a máscara de pestanas mais (re)conhecida da YSL. O efeito é de pestanas falsas, por isso para quem gosta do género e não se importa de gastar mais um pouco, esta é uma das máscaras a experimentar (experimentem também a Hipnôse da Lancôme e a Lash Queen Sexy Blacks de Helena Rubinstein, a minha preferida ever).

7. OMBRE SOLO

Uma das coisas que mais me irrita nos vídeos das gurus do YouTube é que só falam das sombras da MAC e esquecem-se que existe um universo de marcas a explorar. As sombras mono/solo da YSL são incrivelmente pigmentadas e, apesar de terem alguma cintilância na embalagem, essa característica não transfere para a pele. Ou seja, elas são mais facilmente aplicáveis em comparação com sombras mate e o aspecto com que ficam é um híbrido, a tender para o mate. Não têm uma variedade de cores como a MAC - são só 16 tons - mas sinceramente, para que são necessárias tantas cores? Falo por mim que não vario muito em cores.

As minhas cores preferidas são a #5 Slate Green, que é um verde musgo lindo que nunca mostrei por aqui e a #7 Midnight Purple. Ambas são cores tipicamente Saint Laurent. Também adoro a #6 Pink Nude porque é boa para marcar o côncavo, de forma suave e quase imperceptível. De vez em quando também uso como blush.

Logo, um post sobre os batons YSL!

Qualquer dúvida, comentário ou e-mail! Têm algum produto preferido da YSL?

23 comments:

  1. Que maravilha! O que eu gosto destes posts! :) produto preferido? É difícil escolher só um, mas pode ser o Touche Eclat.

    bjs*

    ReplyDelete
  2. Adorei o post, li tudinho e convenceste-me a comprar o Touche Éclat. Tenho muita vontade de experimentar esse produto maravilha. O pó compacto tb deve ser muito bom. bj:)

    ReplyDelete
  3. Como escolher o tom para o Touche Eclat? Deve ser mais escuro ou mais claro que o da nossa base?
    Era optimo se pudesses responder! bjis*

    ReplyDelete
  4. eu na tenho boy, mas tou completamente de acordo aí na história do à boyfriend proof do RPC #24...Pa neutro aconselhas quais, quais? o #10? É que eu na usava baton, até perceber (aqui) que bastava este santo milagreiro para me livrar das atenções das olheiras para os lábios todos os dias!

    ReplyDelete
  5. Olá! ÓPTIMO post! Tenho, no entanto uma questão/pedido... Eu tenho o TE e gosto muito dele, apesar de achar que 'errei' na cor... Será que poderias dedicar um post apenas ao TE e dar dicas sobre como escolher? Obrigada.

    ReplyDelete
  6. Concordo absolutamente... se formos a ver os produtos de que tanto se fala foram recomendados por 1 ou 2 pessoas que gostam e usam, de repente toda a gente fala deles e ganham uma escala mundial!
    As sombras da mac não são espectaculares apenas existem em quase todas as cores possíveis, em termos de textura prefiro as de alta perfumaria, adoro a Dior e YSL. O meu baton preferido é YSL o Rouge Volupté in Provocative Pink.
    Concordo contigo e com o que escreves ;)

    ReplyDelete
  7. Já para não falar que só de utilizar estes produtos me sinto mais feminina, são muito bonitos, embalagens super femininas.

    ReplyDelete
  8. baby, partilho da tua opinião em relação ao touche éclat: acho que muita gente não percebe que ele é caprichosamente discreto, e por ser discreto é que é tão fantástico! quanto ao lápis waterproof, para mim o melhor -mesmo na waterline - é o da Urban Decay 24/7, no entanto ainda n experimentei esse da YSL (o chanel stylo tb n é mau.... Quanto ao batom, adorooooo!! tenho dois mas estou proibida de comprar batons high end porque o ano passado foi a desgraça total! lol lol adorei o post

    estou a fazer um sorteio no meu blog, entre outros miminhos estou a sortear uma palete de sombras da Urban decay (que traz o primer potion e o lapis 24/7). bjinho**

    http://makeupblah.blogspot.com/

    ReplyDelete
  9. Adorei :) Não se viste no meu, que comprei um blusj em creme da NARS e estou rendida!! :D

    Por acaso tenho que discordar em duas coisas... A máscara YSL é a pior que alguma vez usei, secou num instante!! E em mim o RPC dura pouco, pouco, pouco... Estou constantemente a re-aplicá-lo quando uso... -.-'' Mas eu tb sou um pouco anormal LOL

    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Gostei mesmo muito do post! E li tudo! :)

    Por enquanto só tenho um baton rouge pour couture por isso é o meu preferido, mas quero mesmo muito experimentar o touche éclat, e por isso concordo com as meninas acima, um post sobre ele era muito bom!

    Beijo

    ReplyDelete
  11. O Touche Éclat sem dúvida é um dos meu all time favorits!Tb uso o Touch Blush #2, mais como pó de brilho no corpo, pq no rosto não sou mt fâ! A sombra favorita é mesmo a Ombre Solo #13 (verde) e o gloss, fico-me pelo Gloss Pur #6 laranja, perfeito para o verão! Quanto aos vernizes, sou fã, só não sou mega fã porque acho que ficam espessos muito rapidamente! Mais um optimo post, continua *

    ReplyDelete
  12. @ Anonymous Mil desculpas por só responder agora, mas aceito os comentários via Blackberry e não me dá muito jeito responder por lá.

    O TE tem 4 cores, numeradas de 1 a 4. A #1 é o TE "universal" e pode ser usado em todos os tipos de pele, mas em peles mais pálidas e de fundo rosado terá o maior efeito ao reduzir as marcas de fadiga. O #2, o que eu uso, é indicado para peles de fundo amarelo, mas ainda assim claras. Os outros dois tons, #3 e #4, são para peles mais escuras, sendo o #4 o mais acastanhado.

    Existe esse truque do corrector ser mais claro do que a base, mas eu confesso que não sigo muito essa regra e, a seguir, penso que é mais fácil de seguir no sistema/numeração da MAC, em que existem imensos tons e não apenas quatro. Por isso, o melhor é veres qual o teu tom de pele e escolheres o mais indicado. Normalmente escolhe-se um corrector mais claro para iluminar, no caso do TE ele já tem esse propósito por natureza!

    Espero ter ajudado, qualquer dúvida, I'm here!

    @Jo, the carrot Jo, recomendo muito o #10. Ele não dura tanto como o #27 (mas os batons neutros nunca duram tanto), mas é lindo. Ele nem é bege, nem é rosado, é realmente neutro!

    @Maria Maria, na próxima semana vou fazer um post só dedicado ao TE, porque tenho estado a receber imensas dúvidas sobre ele. Já agora qual foi o que compraste e qual o teu tom de pele?

    @Bárbara Brandão As sombras da MAC são muito sobrevalorizadas. São boas, é um facto, mas há vida para além disso! E as embalagens da YSL... às vezes até retoco o batom sem necessidade para tocar nele! LOL

    @xana Vi o teu post, mas não colocaste o nome do blush da NARS. Qual é? Estás a gostar? És a ÚNICA pessoa que eu conheço e que não tenha gostado do RPC. Lembras-te do RPC que estava a usar na ModaLisboa? Devo ter retocado uma vez ao longo do dia inteiro. Nunca vi batom que durasse tanto, mesmo com uns quantos beijinhos ao namorado! LOL

    @likecrystalwater Ainda bem que leste! Às vezes acho que escrevo tanto que ninguém tem paciência para ler! Qual é o RPC que tens? O post estará pelo LX na próxima semana!

    Beijinhos a todas pelos comentários e dúvidas Demoro séculos a responder, mas dá-me imensa satisfação! Os blogues servem para isto mesmo :)

    ReplyDelete
  13. As tuas reviews são um fantásticas, cm smp...
    Aqui a tótó (ainda) não tem nenhum produto YSL...apesar de querer MT o batom de que tanto falas e o TE, porque td a gente diz maravilhas dele...

    Um dia destes, perco o amor ao €€€ e compro esses 2 produtos ;) lol

    ReplyDelete
  14. Adorei o post, so agora tive oportunidade de ler!! YSL thanks to you foi a minha primeira marca de referencia de make-up (apos fase supermarket), por isso estou amando;) Assunto Zara: tal como tu tenho umas peças reservadas que estou ansiosa por ver um consideravel cut down amanha! Beijo

    ReplyDelete
  15. Toda a gente adora estes posts! Confesso que (ainda) não tenho nada YSL... não uso muito make-up porque também não sinto muita necessidade. Maaaas, com o mestrado e poucas horas de sono, as olheiras começam a dar o ar de sua graça, e realmente o Touche Éclat parece maravilhoso! Talvez esteja na hora! Aliás, se me deixasse levar pelo post acho que comprava tudo!

    ReplyDelete
  16. Obrigada pelas grandes dicas ;) YSL sem dúvida uma das minhas marcas de eleição ;)

    ReplyDelete
  17. Eu uso uns produtos de maquilhagem da Hakansson, que descobri quando os vi à venda na loja da Ana Salazar da rua do Carmo, em Lisboa. São biológicos, 100% naturais não são testados em animais e as embalagens são biodegradáveis. Podem comprar-se no cabeleireiro Griffe no Chiado, também em Lisboa. São um bocado diferentes de usar. Cada caixa de base, sombra, blush, batom, etc tem duas cores e é preciso misturá-las com o dedo ou pincel para obter o tom certo tal e qual como quem mistura cores numa paleta de pintura. Talvez seja por isso que são usadas por maquilhadores profissionais. A mim não me faz confusão fazer cores porque tenho o curso de... pintura!
    Mas depois de ler este post confesso que fiquei tentada a usar os produtos YSL. No site da marca informam que os seus produtos não são usados em animais. Ainda bem. Só é pena não virem também em embalagens biodegradáveis e serem de origem natural e biológica. Aí seriam perfeitos.

    ReplyDelete
  18. Eu adoro a YSL!

    Confesso que o primeiro produto que comprei foi mesmo o Touche Eclat, e desde aí ora são batons, ou a minha mascara favorita..Singulier! Enfim..adoro tudo!

    Optimo post ;)

    Beijinho,
    sara

    ReplyDelete
  19. Esta é a tua praia, é impossível não achar este post perfeito.
    Confesso que (como a maioria das meninas por aqui), até ao teu blog, não ligava muito à YSL na maquilhagem. Agora, sou mais que fã! E como já li aí pelos comentários, fico feliz que venha um post sobre o TE porque tenho imensa curiosidade nesse produto!

    Bom post Cátia, as usual! :D *

    ReplyDelete
  20. Tenho o TE e confirmo mais uma vez tudo o que a Cátia diz aqui. Também só o uso em ocasiões especiais e acho-o muito poderoso! Ficamos com um brilho especial! Adoro e recomendo a compra... e agora até podem usar os descontos de 20% da perfumes para o preço diminuir um pouco! :)

    ReplyDelete
  21. @ Lx Depois de ler a tua resposta até me deu uma coisinha má... Sou clara de «fundo rosado» e quando andava na Sephora a testar fui abordada pela vendedora que 'me recomendou' a #3 (antes de ela ter aparecido ou estava inclinadíssima para a #1) porque tenho sardas e assim iluminava mais e blá, blá... Apesar de gostar muito do TE continuo a achar que errei na cor (acho que devia ter seguido a minha intuição e não a da menina da Sephora) pq sinto que só ilumina se o usar mesmo em cima das sardas (p. exemplo no nariz). Mas enfim... Qd compro um produto high end tenho um pouco tendência a deixar-me levar pelas sugestões das vendedoras pq tenho medo de errar e em produtos caros isso pesa!

    Aguardo ansiosamente pelo post do TE!!! :)

    ReplyDelete
  22. Muito obrigada pela resposta relativamente ao tom do TE,
    Mesmo assim vou aguardar pelo post mais detalhado sobre o produto :)

    ReplyDelete
  23. Artigo 2 - beauty: opção TE e poudre compact na lista para try on!!! Mas primeiro esperar para ver o teu post ...

    ReplyDelete