Friday, May 06, 2011

MAKE UP BY BRAND: MAC COSMETICS (PART TWO)


Apesar de não me considerar uma MAC addict, se há departamento em que a marca canadiana se destaca das demais, é na linha de produtos para a pele. Which means bases, pós, primers, concealers, blushes e derivados. E, como se isso não bastasse, dentro de cada uma dessas categorias, existem imensas opções para complicar a nossa escolha! 

Comecemos pelas bases.

Não coloquei todas - corríamos o risco de ninguém chegar ao fim do post - mas ficam com uma ideia. A primeira coisa que posso recomendar é que conheçam a vossa pele - isto vale para qualquer marca - para perceberem que tipo de acabamento devem escolher. Depois devem perceber qual o tom da vossa pele, o que na MAC varia, essencialmente entre o NC (neutral cool), se a vossa pele tem subtom amarelado/bege, e NW (neutral cool), se o subtom for rosado.  E claro, dentro desta terminologia a existe um sem número de opções. O meu tom de pele é NC20 e, no verão, NC30, por exemplo. O que vos aconselho vivamente é a procurarem o aconselhamento das vendedoras da MAC e levarem umas amostras para casa - basta pedirem - e experimentarem durante uns dois ou três dias.

Ainda assim:

Se a vossa pele for seca, devem procurar uma base com acabamento acetinado, semi-mate ou dewy, que é como quem diz, algo hidratante e devem preferir bases líquidas a pó. 

Se quiserem uma cobertura leve a média, optem pela Face & Body (2), conhecida pela sua cobertura leve e aspecto natural e Mineralize Satinfinish (4), que deixa a pele luminosa e aveludada e é super aconselhada para peles secas. 

Se quiserem uma cobertura média a elevada, optem pela Select Studio Sculp SPF15 (3).

Se a vossa pele for normal, considerem-se um caso raro e podem usar praticamente qualquer coisa, devendo afastar-se do acabamento acetinado.

Se a vossa pele for oleosa, preparem-se para a batalha que vos espera. Exageros à parte, devem procurar acabamento mate ou semi-mate.

Se optarem por uma cobertura leve a média, podem optar pela Pro Longwear (7) que, como nome indica é de longa duração e controla muito bem a oleosidade. Tenho várias amostras dela, mas ainda não comprei. Podem ainda optar pela Studio Fix Fluid (6) - a que eu uso - que permite-vos construir o tipo de cobertura que pretendem ou a Select SPF 15 (5).

Para coberturas elevadas, juntem-se ao clube de fãs da Studio Fix (1) que é, provavelmente, a base da MAC que mais controvérsia gera. Há quem diga que parece que estão a aplicar betão na cara, outras dizem que não é boa para quem tem poros muito visíveis e há quem recomende não aplicar com a esponja que a marca oferece. 

A MAC possui actualmente uma ferramenta no site que procura ajudar-vos no momento da escolha da base, mas se querem a minha opinião, não substitui a ida à loja e os testes em casa.



Debruçando-nos agora sobre os primers, permitam-me a confissão, é produto que não uso. Tenho uma certa relutância com os primers, comprei o Too Faced Shadow Insurance e aquilo realmente funciona, mas se for a pensar na quantidade de cremes que aplico diariamente, não acredito que precise de muito mais. Provavelmente esta opinião mudará mal compre um primer, todavia não sinto que precise de um. Ainda assim a MAC tem uma linha denominada de Prep+Prime (1) que promete controlar os óleos que a pele cria ao longo do dia, para além de reduzir a vermelhidão e fazer a maquilhagem durar mais tempo. 

Quanto aos pós, coloquei aqui três opções, todavia existem muitas mais. O Mineralize Skinfinish Natural é o que uso diariamente (2), pois permite cimentar a base, tendo uma cobertura relativamente leve. Se a vossa pele for muito oleosa, recomendo-vos - como alguém referiu no primeiro post - o Blot (3). Ando tentada a comprá-lo, porque não adiciona cor, nem textura e tenho curiosidade para saber se é tão bom quanto dizem. Na imagem encontram ainda o Select Sheer Powder Loose (4) que mais não é que um pó translúcido, com um efeito bem natural.

Seleccionei três correctores de olheiras: o Pro Longwear (5), o Select Cover-Up (6) e o Studio Finish SPF 35. O Pro-Longwear, tal como a base, é de longa duração e muito leve. Tenho lido e visto muitas imagens de antes e depois e realmente parece funcionar, até nas olheiras mais profundas. O Select Cover-Up é mais leve que o Studio Finish, mas em compensação ilumina as áreas mais escuras..


Se ainda não desistiram de ler - you're a surviver - passamos à parte que mais me entusiasma na MAC: os blushes. Se a YSL me faz perder horas a olhar para todas as cores de batom no corner da Sephora ou do ECI, na MAC os meus olhos são atraídos pelas cores dos blushes


As opções são muitas. Particularmente prefiro a linha regular de blushes à linha Mineralize (7). Os acabamentos, tal como nas sombras, são variados. Vamos lá aos mais famosos e que devem procurar quando forem a uma das lojas da marca:


Sheertone shimmer (1) - Não é a linha mais pigmentada, mas deixa um brilho lindo. Os tons mais apreciados são: Springsheen, que já me viram usar e que recomendo muito para o Verão, Ambering Rose e o Dollymix, que é um rosa muito vivo.


Sheertone (2) - O acabamento é muito fino e natural. Os mais famosos são: o Pinch Me, o Pink Swoon e o Peaches, sobre o qual estou sempre a falar. 


Matte (3) - Como o nome indica, não possui qualquer tipo de brilho e acho que são os mais intensos. Alguns exemplos: Buff, que será uma próxima compra, Melba e Desert Rose.


Satin (5) - É quase mate, mas ilumina as bochechas. O Well Dressed é o mais famoso.


Frost (6) - Muito brilho e efeito metalizado, como o Margin, um dos favoritos.


Um produto MAC ao qual devem estar atentas é o Beauty Powder (8). Qual pó de beleza, qual quê, funciona muito bem como blush, por ter cores muito suavese naquelas colecções que a MAC está sempre a lançar, há sempre um.


A MAC dispõe ainda de Cream Blend Blushes (9), que mais não são do que blushes em creme e que foram todos reformulados e ainda de Cream Color Bases, um produto multi-funções que pode ser aplicado como blush ou batom.


Peço desculpa pela demora, mas demorei IMENSO tempo a preparar o post. Espero que vos seja útil!


Já agora, votem no videoclip do meu namorado no TOP10 da MTV PORTUGAL. Basta clicar aqui. Com o último projecto chegou a número 4, na antiga HITLIST Portugal, agora é para chegar ao top 3!

11 comments:

  1. Uau, adorei este post. Melhor explicação dos produtos da Mac, é impossível!
    Em relação às bases, das que usei, a que mais gostei foi a pro longwear, sem dúvida. Tem uma óptima cobertura, mas fica muito natural, e dura o dia todinho, e o corrector da mesma linha foi o único que conseguiu disfarçar as minhas olheiras.
    Tenho muito curiosidade na base face&body mas, se não estou em erro, não existe hà venda em Portugal.
    Felizmente na Mac em Faro, a parte dos blushes fica ao fundo da loja, porque sempre que vejo esse expositor não consigo controlar-me :/ Um dos meus acabamentos preferidos é sheertone shimmer, deixa um brilho lindissimo na pele. A minha próxima aquisição será um com acabamento matte, pois ainda não tenho nenhum...
    Beijo

    ReplyDelete
  2. Adorei Cátia! :D Cada vez adoro mais os teus posts sobre maquilhagem. E acredita que ajudam imenso.
    Apesar de gostar imenso de MAC, há aqui uns quantos produtos que não conhecia... E cheira-me que vou ter de dar um saltinho a uma das lojas para procurá-los! :p *

    ReplyDelete
  3. Que óptimo post Cátia! De certeza que vai ajudar muitas meninas a escolher o produto ideal! Apesar de ter a pele seca eu dou-me bem c/ a ProLongwear... tudo depende do tratamento que damos à pele. Dura todo o dia na pele, é perfeita! Já usei a Mineralize Satinfinish e também é óptima para peles secas...

    Kiss*

    ReplyDelete
  4. Excelente post :-) por mim podias continuar a escrever! Quando vou à Mac concentro-me em três coisas: Blushes (adoro o coppertone), batons e sombras... vou dando uma viste de olhos nas outras coisas mas não é isso que me leva lá. Na minha rotina diária - quer faça full make up ou não - está o mineralize skinfinish que simplesmente ADORO. bjo**

    http://makeupblah.blogspot.com/

    ps - contem com o meu voto*

    ReplyDelete
  5. Bem como eu adoro estes posts! Além de adorar produtos de maquilhagem e gostar de saber opiniões, a tu é sempre dada de forma tão profissional que apetece logo ir comprar tudo! ;)

    bjs*

    ReplyDelete
  6. Cátia, estás msm pro nos posts sobre maquilhagem ;) adorei... obrigada, ajudam imenso!

    beijinhos*

    ReplyDelete
  7. Confesso que este post vem mesmo a calhar :) Ando curiosa por experimentar uma base Mac, e o teu post já me ajudou imenso, e por isso, Muito obrigado :)

    Beijinho,
    sara

    ReplyDelete
  8. MUITO BOM POST!!! POSSO PARTILHER NO MEU BLOG? MENCIONANDO QUE É TEU CÁTIA, CLARO!?

    ReplyDelete
  9. Sou fã da Mac sim, nas sombras, pinceis e o melhor blush do MUNDO, e unico que uso! Confesso que não gosto muito de maquilhagem em creme, pq ao longo do dia tem tendência esborratar e criar linhas (as sombras), mas sou viciada no blush em creme cor POSEY!

    E continuação dos post de maquilhagem que sigo sempre *

    ReplyDelete
  10. Meninas, obrigada pelos comentários! Esta semana coloco a última parte!

    @Gi Ando com muita vontade de experimentar o corrector ProLongwear, ando a ouvir falar muito bem sobre ele.

    @Melody Obrigada, Mafalda! Faço o melhor que sei :)

    @Style Tens razão quando dizes que tudo depende do tratamento que damos à pele. Mudei recentemente a rotina de cremes e ando muito mais confiante com a minha pele e mesmo em relação à minha base noto imensas diferenças.

    @Maria Inveja pelas tuas comprinhas de hoje!

    @Isabel Obrigada, Isabel! Sempre tão querida. Ando com vontade de fazer umas comprinhas de beleza!

    @Margarida Alguém podia achar o mesmo que tu e contratar-me! ahahha

    @Sara Experimenta as bases da MAC, mas não compres logo na loja. Pede vários potinhos de amostras e vês qual a que é melhor para ti.

    @Figuras de Estilo Claro que podes partilhar!

    @Sneakerlicious O Posey é lindo! Também tinha imensa relutância em usar produtos em creme, mas com os blushes dou-me super bem! Obrigada pelo comentário. Adoro o Sneakerlicious, não é mais do mesmo!

    ReplyDelete
  11. Adorei o post!!!ta muito bem organizado e esclarece tudo ao pormenor...continua no bom caminho!!!!

    ReplyDelete