Wednesday, April 20, 2011

MAKE UP BY BRAND: MAC COSMETICS (PART ONE)


Depois de uma pequena sondagem na página de fãs do LX no Facebook, a marca escolhida para inaugurar esta nova rubrica foi a canadiana MAC. Como já devem ter percebido, não sou obcecada pela MAC. Não que os seus produtos não sejam bons - porque são e têm uma óptima relação qualidade/preço - mas porque acho que através da blogosfera e da explosão de beauty gurus se gerou uma certa, e pouco saudável, histeria em torno da marca.

Também já devem ter dado conta de que não sou grande fã dos batons que perdem, essencialmente, por comparação em relação aos YSL. Mais uma vez, não são maus, os YSL é que estão noutro campeonato. Ainda assim, tenho alguns produtos MAC de que gosto muito:

STUDIO FIX FLUID NC 20 - É uma das bases de que mais gosto. Funciona muito bem para quem, como eu, foi abençoada com pele oleosa. A cobertura é média, a aplicação muito fácil - aplico a minha base SEMPRE com os dedos - no entanto, não dura as oito horas que a marca garante. Geralmente opto por usar também um pó, para tentar controlar a oleosidade. A minha cor é a NC 20 - fundo bege/amarelo - e, no Verão, passo a um NC 30.

MINERALIZE SKINFINISH IN MEDIUM - Uma das minhas opções para usar em combinação com a STUDIO FIX FLUID, que alterno com o TEINT RADIANCE POWDER da YSL. O que eu mais gosto neste pó é que ele não empasta com a base e, durante umas quatro a cinco horas, segura bem a oleosidade. E dura IMENSO tempo, por isso, mesmo que o preço não seja o mais amigo da carteira, vale a pena.

POWDER BLUSH IN PEACHES - O meu blush preferido, não tão escuro como aparenta a imagem e que uso quase diariamente. Gosto muito dos produtos em pó da MAC - sombras, blushes, face powders, etc. Duram bastante, a fixação é óptima e a cor fica-me bem melhor do que os tons mais rosados. Se querem um blush para o dia-a-dia, o «Peaches» é um clássico.

FLUIDLINE IN BLACKTRACK - O eyeliner em gel mais conhecido do mundo. Quando o comprei, há uns meses atrás, usava quase diariamente. Actualmente, como ando a usar menos maquilhagem, salto a parte do eyeliner. É preciso ter algum cuidado com este produto, porque seca muito facilmente e, de um modo geral, tem um aspecto bastante seco. Para quem tem algum receio de eyeliners e ainda não controla muito bem o traço, o FLUIDLINE não é um bicho de sete cabeças. Antes usava um pincel angular na sua aplicação, hoje opto por um pincel para delinear os lábios. Sim, leram bem! É uma solução provisória, até comprar novo pincel - ando de olho num da BOBBI BROWN - que resulta porque um pincel é algo rijo e em ponta, assemelhando-se a uma caneta.

EYESHADOW IN «TISSUEWEIGHT» - Não sei se esta sombra ainda está disponível para venda, uma vez que fazia parte da colecção Prêt-a-Papier. Para mim, é a sombra iluminadora quase perfeita, porque ilumina sem brilhar. O que quer isto dizer? O efeito está lá - no osso da sobrancelha e no canto do olho - mas escapará aos olhos da maioria das pessoas. E não pensem que tenho algo contra sombras com brilho/metalizadas/com glitter, gosto é de ver esse efeito na pálpebra móvel. Uso esta sombra diariamente desde Agosto e ainda não cheguei sequer ao fundo dela. Se se interessarem por esta sombra e não encontrarem para venda, experimentem a Shroom, um best seller da MAC.

BLENDING BRUSH IN 224 - Os pincéis da MAC são caros - such a shame - e, por essa razão, só tenho este. Mas se querem um pincel para esfumar e para atenuar as diferenças de tons entre as sombras, este é muito bom. É macio e torna a tarefa de esfumar muito menos extenuante. Não vou entrar naquele cliché de que faz o trabalho todo sozinho, não acredito nisso, mas ajuda e ajuda bastante.

O post terá continuação, que espero colocar online entre hoje e amanhã! Ando a tentar postar mais, como algumas leitoras pediram. A segunda parte do post será uma espécie de manual, dividido por várias categorias - pele, olhos e lábios - com os produtos chave da MAC.

Quais são os vossos produtos preferidos da MAC? 


18 comments:

  1. Eu sou suspeita para falar dos produtos da Mac, pois sou uma fã, não daquelas que compra tudo o que é novidade, mas a maior parte da minha maquilhagem é da Mac. Dos melhores produtos que já experimentei da marca foram, sem qualquer dúvida, a base e o correctivo da linha prolongwear. Blot powder (um verdadeiro milagre para quem tem pele oleosa), os blushes (gosto de vários) mas prefiro os da linha mineralize, os fluidline, os paint pots (cor rubenesque), dos pinceis tenho que destacar o 187, perfeito para passar base, pó, blush, um verdadeiro multifunções.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. @ Gi Tenho umas quantas amostras da Prolongwear, mas recomendaram-me a Studio Fix Fluid e tenho gostado imenso!

    Os blushes mineralize não gosto mesmo nada, mas são gostos :P

    ReplyDelete
  3. quando a filhota nasceu e as olheiras ganharam vida, só o corrector da MAC foi solução. a simpatia da vendedora foi tanta que saí de lá deslumbrada com a conversa e... lindíssima, diga-se!
    depois disso fui experimentando alguns produtos. comprei a base que falas, continuo com o corrector (não sei dizer o nome da referência), e uso como iluminador de rosto a cream colour base HUSH. para já estou satisfeita e, percebendo pouco desta àrea, sinto-me segura a comprar lá e gosto da relação qualidade-preço.
    desconhecia "histeria" em torno da marca:)

    ReplyDelete
  4. @ O CCB Hush é TÃO lindo! A qualidade/preço é realmente a mais valia da MAC, penso que nenhuma outra marca a supera nisso.

    Quanto à histeria, a MAC sabe, como nenhuma outra marca, explorar as potencialidades da Internet! Eles são muito competentes na vertente Marketing.

    ReplyDelete
  5. Olá! Gostei mt do post...mas tenho só a dizer que nunca tinha tido um batom da YSL, até que recentemente comprei um, da gama ROUGE VOLUPTÉ e odiei...acho mesmo que não valeu o preço. É demasiado cremoso...chega a ser leitoso até, parece que fica acumulado na boca só com uma passagem, seca-me imenso os lábios e além disso, após o pôr, ao fim de meia hora já não tenho nada nos lábios. Se calhar é só este batom que é assim mauzinho, mas não sei se voltarei a arriscar num batom da YSL...

    ReplyDelete
  6. @ Anonymous Obrigada pelo comentário! Qual foi o Rouge Volupté que compraste? Essa linha é super cremosa e, por essa razão, não dura muito tempo nos lábios. Essa é normalmente a maior queixa em relação a essa linha da YSL. E claro, se o batom for mais claro, há sempre uma tendência maior a desaparecer facilmente.

    Experimenta o Rouge Pur Couture. Para mim é o meu batom preferido e estou ansiosa para comprar outro. Mas, como já disse num post, o #10 (nude) dura muito menos que o #7 (fuschia), que em mim dura horas e horas!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Belo post! Ora deixa-me cá pensar nos meus favoritos da MAC:

    baton Russian Red, um vermelho mate super culto (dizem que é um dos favoritos da Dita Von Teese), só tem o senão de secar um pouquinho os lábios;

    baton Bourbon (colecção Catherine Deneuve), um nude perfeito e muito hidratante;

    beauty powder Shell Pearl (colecção Liberty), não é bem um blush mas é um "pozinho mágico" cor de pêssego que dá automaticamente "bom ar"

    sombra Illegal Cargo (colecção Naughty Nauticals), uma mistura de lilás, cinza e "taupe" perfeita para usar na pálpebra, naqueles dias em que se quer dar só uma corzinha;

    paint pot Perky (colecção Fafi), uma sombra em creme cor de pêssego perfeita para iluminar e dar aquele arzinho mais composto e acordado, pode ser usada só ou como base para aplicar sombra em pó por cima;

    @Anonymous, concordo inteiramente com a LX, o Rouge Volupté realmente é cremoso demais, já o Rouge Pur Couture é um dos melhores batons que já usei!

    ReplyDelete
  8. Huuummmm MAC, um dia um dia comprarei algo. Dizem que o corrector de olheiras é muito bom. Eu da MAC só tive samplers. Em 2009 fui a uma MAC no Colombo pela 1º vez na vida, só naquela de ver os preços e tal, e o que me "irrita" na loja, é de nada ter os preços postos, tinha de tar sempre a perguntar -_-. Mas o senhor que lá trabalha/va, fui super simpático, e até maquilho-me de graça :P plus deu-me 4 samplers. Eye makeup remover, creme para a cara, um exfoliante para a cara, e um batom, que infelizmente PERDI! era perfeito perfeito perfeito, não faço a menor idea de qual era o número dele, uma fez que o perdi, só me lembro que era tipo vermelho cereja.

    http://shinigami-u-openingmymind.blogspot.com

    ReplyDelete
  9. Olá,
    Se tivesse que escolher assim um produto da MAC favorito sem pensar muito diria que é a sombra Naked Lunch.. adoro-a...
    Agora se pensar mais algumas vezes posso dizer que é o Studio Fix (para a pele oleosa e com problemas não há melhor).
    XOXO

    ReplyDelete
  10. Grande parte da minha colecção de maquilhagem é da MAC, precisamente por ter uma
    optima relação qualidade/preço. Gosto imenso dos blushes, da pigmentação das sombras e dos lápis powerpoint. Realmente há muita histeria cibernética em relação à marca, mas também grande parte das gurus de make-up têm colecções super exageradas dignas de uma equipa de maquilhadores de fashionweek, logo, na minha opinião, é uma histeria compatível com o exagero das suas colecções de maquilhagem! Os produtos são muito bons, sem dúvida alguma, mas para mim o melhor é mesmo a competência dos funcionários da marca, que são treinados e conhecem tendências, ao contrário do que acontece em outras lojas onde as atendentes, por mais simpáticas que sejam, têm pouca formação e recomendam produtos de tons errados sem atender ao nosso tipo de pele!

    szofi
    as3bolinhasdesabao.blogspot.com

    ReplyDelete
  11. O meu comentário a este post (que adorei) é apenas: ASSIMILADO, ASSIMILADO, ASSIMILADO, e nota em post-it: NAO ESQUECER DE IMPRIMIR ;)

    Beijo

    ReplyDelete
  12. Bem, depois de ler sem respirar os últimos 3 posts deste blog, tenho a comunicar que o Lx State of Fashion é o meu blog de moda português preferido. :) De facto, aqui encontra-se Qualidade ao mais alto nível. Não sei se trabalhas numa revista. Mas se não trabalhas, devias! Escreves melhor que muita gente... Parabéns!

    Beijinhos
    Isabel
    www.fashionistasworld.blogspot.com

    ReplyDelete
  13. Adoro os produtos da Mac e na minha opinião a relação preço-qualidade é bem justa. O 'peaches' é bastante famoso, foi à Mac para comprá-lo mas o 'coppertone' ficava mais natural em mim. bons produtos. bjo** adorei o post

    maria
    http://makeupblah.blogspot.com/

    ReplyDelete
  14. @ Patuxxa Felizmente alguém que não refere o Ruby Woo como "o" batom MAC. Gosto muito mais do Russian Red!

    Ah e os beauty powders são muito bons!

    @ Szofi Realmente nota-se uma certa diferença das empregadas da MAC para as de outras lojas. Sabem muito mais sobre os produtos, sabem truques e fazem um bom trabalho como maquilhadoras!

    @ fasfashion.onlinestore Como sempre, muito atenta! Já sabes, qualquer coisa... MAIL ou mensagem no FB. Ah e quanto à colecção Fashion Against Aids, diz algo!

    @ Isabel G. Isabel, estava a dar uma volta no shopping quando li o comentário e vieram-me as lágrimas aos olhos! OBRIGADA!

    @ Maria O Coppertone é LINDO!

    ReplyDelete
  15. Yey, um post MAC! Agora fico só à espera do YSL para me estrear nas compras de make up dessa marca.

    Quanto a MAC, a maioria da minha maquilhagem é de lá. E confesso que adoro o corrector de olheiras que uso, o studio finish (nw25). É daquelas coisas diárias que me é indispensável e é dos melhores que já usei. Uso também o fix +, fixante de maquilhagem, principalmente em festas ou em situações que quero que a maquilhagem dure mais tempo. Além de ser refrescante, resulta mesmo.
    E adoro os batons de lá. Ando super curiosa com os da YSL (em parte por causa do teu blog!!!), mas até agora, são os MAC que me enchem as medidas. Principalmente pelos tons. Adoro a variedade de tons que têm, até porque eu sou bem esquisita nesse aspecto!

    Uma coisa que me “chateia” e que já foi referido nos comentários é não porem os preços nos artigos. Implica sempre perguntar, o que torna-se chato porque podemos até nem querer levar nada e temos de chamar alguém da loja.
    Fora isso, é a minha principal escolha de maquilhagem, sem dúvida. ***

    ReplyDelete
  16. Eu tenho vários favoritos, pois a maior parte da maquiagem que tenho é da MAC. Não é a mais barata do mundo, mas se compararmos c/ YSL, Chanel, Dior e etc, é bem mais amiga da carteira! Não sou viciada em comprar tudinho o que sai de novo... mas digamos que tenho bastantes coisas! Adoro os produtos da linha prolongwear (base e batons), o fluidline... ah, e meu blush favorito do momento - Prism.

    Kiss*

    Kiss*

    ReplyDelete
  17. A maior parte da maquilhagem que possuo é Mac, também não sou daquelas que compra todas as novidades mas optei por construir um colecção com produtos que realmente uso e que são maioritariamente da Mac.
    Não vivo sem o Blott Powder, o batom Syrup que já vai na segunda embalagem, o fluidline, a cream colour base luna, o meu pincel 217, as sombras duram horrores e tem uma pigmentação extraordinária, entre outros.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  18. Há uma coisa que me entristece na mac...é k n existe uma loja online para todas podermos ter as mesmas oportunidades de xegar à marca...é kas lojas concentram-se todas no litoral muito perto umas das outras e as mulheres do interior que fikem a chuchar no dedinho ou entao agarrem no carrito para la ir...

    ReplyDelete