Wednesday, April 06, 2011

IS THIS TOO MUCH?

Um dos meus guilty pleasures preferidos - para além das irmãs Kardashian, dos dramas juvenis de Gossip Girl, 90210 ou The Vampires Diaries (sim, vejo isso tudo) - passa por ver vídeos de colecções de maquilhagem. Experimentem escrever na barra de pesquisa do You Tube a tag «make up collection» e preparem-se!

Existe um pouco de tudo: as fãs devotas da MAC - e as anti-MAC, claro está - as que nem idade têm para usar maquilhagem, as que têm trinta sombras de uma marca e depois dizem 'nunca usei estas sombras, mas gosto de olhar para as cores delas', as que guardam maquilhagem na casa-de-banho - não façam isso - as que têm uma divisão da casa só para isso... You name it!

But then there was this...


Entendo o conceito e o acto de coleccionar, mas não será isto excessivo? E isto vem de uma pessoa - eu mesma - que tem a sua área de maquilhagem sempre ordenada e que limpa as dedadas dos seus Rouge Pur Couture de forma quase obsessiva. Weird, I know! Mas verdade seja dita que não sou grande coleccionadora. O máximo que colecciono são revistas Vogue, que leio todas, de tal modo que quase que poderia dizer-vos que editoriais constavam de um qualquer número da Vogue Portugal durante o seu primeiro ano de vida, tantas foram as vezes que as percorri (by the way, a minha memória visual é qualquer coisa). Duvido seriamente que a rapariga do vídeo tenha anos de vida suficientes para usar tudo aquilo.

Não colecciono roupa, nem tão pouco sapatos e, o meu objectivo a médio prazo, é começar a comprar peças intemporais e de qualidade, o que me permitirá ter menos roupa. Este vídeo fez-me pensar - como viram, nem argumentei muito. Quero mesmo saber o que pensam!

Por oposição, sou mais apologista de colecções de maquilhagem neste estilo.


Ontem recebi um e-mail a pedir-me para responder a um questionário sobre hábitos de consumo. Por isso, vamos lá ajudar a Sofia no seu trabalho da faculdade! O link é este e o questionário não rouba mais do que dois minutos a responder. 


Um dia destes será o da minha tese de mestrado! 

E agora, opinions, opinions!

18 comments:

  1. Normalmente estas miudas são makeup artists e por isso eq tem esta colecçao de maquilhagem excessiva, tambem adoro ver!! Ihih

    ReplyDelete
  2. @joana Olha que a percepção que tenho é que a maioria são apenas apaixonadas por maquilhagem e não make up artists. Aliás, pelo que as oiço dizer, maquilham as amigas!

    Anyway, ADORO ver! Viciante!

    ReplyDelete
  3. OK... a Pat McGrath "famously" viaja com uma série de malões cheios de produtos para usar nos desfiles, e acho que nem ela tem tanta coisa!!!

    Eu desde que tenho as minhas três gavetinhas no roupeiro novo é uma maravilha, porque tenho uma ideia bastante melhor das cores que já tenho e evito comprar parecidas.

    ReplyDelete
  4. Tudo que é demais perde a piada.
    Ora conheço maquilhadores que andam com malas de viagem carregadinhas de maquilhagem...para uma emergência nunca se sabe...
    Não percebo a necessidade de três ou mais tipos de base líquida(também confesso que não percebo muito de maquilhagem) mas eu só tenho uma base líquida outra em pó e por aí, sombras tenho mais mas nada que se compare. No entanto acho normal que uma ou um profissional acumulem tanto material. Não tem nada a ver mas lembro-me de ler uma entrevista de Phoebe Philo a "queixar-se" que com a profissão que tinha acumulava imensa roupa.
    Quero com isto concluir que, na minha opinião cada caso é um caso, certo? E que se essas raparigas são só apaixonadas pela maquilhagem e compram só por ter e prazer, é uma opção. Mas que definitivamente não seria a minha.
    Adoro roupa mas não compro só por comprar. Compro porque gosto e me identifico.
    A modos que me retiro com esta minha humilde opinião :)

    ***

    ReplyDelete
  5. Só me dá vontade e deitar tudo ao chão ahaha

    ReplyDelete
  6. Irra, nem sei se é excesso ou se me ‘derreta’ com isso. Ao pé disso não tenho quase nada! Mas adoro ver estas coisas!

    Quanto ao questionário, já respondi. Há que ajudar, porque nós de vez em quando tb vamos precisando destas ajudinhas! :p

    ReplyDelete
  7. Mesmo?!... Pelo menos é organizadinha :)
    Questionário respondido: fácil e rápido! :)

    ReplyDelete
  8. Gostei tanto deste post! Primeiro porque não conhecia este "fenómeno" mas tenho a certeza que me vou viciar hahaha

    E depois porque falaste num tema que adoro "argumentar", como dizes. Eu tenho veia de colecionadora, admito!! Desde pequena que nunca deitei nenhuma das minhas malas fora (em bom estado claro) e isso inclui mochilas da Escola Primária! Apenas no fim deste Verão fiz uma Escolha (sim, com maiuscula!!!) e decidi dar a quem fizesse uso delas, mas admito que guardei algumas de recordação! Eu gosto de comprar roupa, gosto (ainda) de quantidade, gosto de "galar" o meu guarda roupa como esta menina gaba a sua maquilhagem LOL Mas acho que devemos praticar o "desapego" - usar ou dar! Porque acima de tudo são objectos com utilidade e que não fazem nada fechados numa gaveta! Claro que existem peças que - apesar de sabermos que nunca vamos usar - não nos conseguimos desfazer! Mas devem ser poucas.

    Concluindo, acho que cada um tem os seu hábitos, mas que não se deve "comprar por comprar" ou - principalmente - para provar alguma coisa a alguém (estatuto, que percebe de "moda", etc).

    Já me estiquei no coment, mas só vou dizer que estou com a Sil... Dá vontade de deitar ao chão LOL

    Beijos

    ReplyDelete
  9. Coleccionar perecíveis como maquilhagem ou, pior ainda, perfumes não faz sentido. Só se for pelas embalagens e há quem o faça.
    Mais vale coleccionar roupa e acessórios de boa qualidade dentro do nosso estilo pessoal.

    ReplyDelete
  10. Ok, estou ligeiramente chocada!
    Se de facto a rapariga não é nenhuma makeup-artist.. acho um pouco...exagerado, mas essa é só a minha opinião..

    Adorei o segundo video, o do outro link :)
    E confesso que fiquei cheia de vontade de organizar a minha pequenina "colecção" eheheh

    Beijinho,
    sara

    ReplyDelete
  11. não conhecia o fenómeno e estou assim um bocadinho chocada, a minha faceta de futura psicóloga leva-me a pensar que há aqui alguns disturbios looool

    bjinhos*

    ReplyDelete
  12. Uma piquena fortuna... lol

    ReplyDelete
  13. Ela certamente é profissional, mas mesmo que não fosse o coleccionismo é um passatempo. Se há quem coleccione pacotinhos de açucar, até carros, porque não maquilhagem?
    Desde que não se passe fome à custa da brincadeira é uma colecção como outra qualquer...

    ReplyDelete
  14. Eu acho q ela gosta mesmo é d ver ali as caixinhas todas muito arrumadinhas e c umas cores muito aliciantes, pq depois usar a maquilhagem, tá quieto... E sim, @Margarida, lá patologia tem ela! lol

    ReplyDelete
  15. Make up tem prazo de validade portanto algumas coisas ali se foram abertas já não devem estar em bom estado! mas pronto cada um com a sua panca ;)comprar coisas é um vício que tá mais que provado que naquele momento nos deixa muito bem dispostas!

    ReplyDelete
  16. eu acho exagerado, mas secalhar a senhora está só a pensar na saúde dela (parece que eurem vai as compras vive mais ! :P http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/04/08/quem-vai-as-compras-vive-mais-diz-pesquisa-924190353.asp-)

    xx

    ReplyDelete
  17. OOOHHH MMYY GOD! Esse video é assustador :O
    Nem tive coragem de o ver até ao fim, fiquei-me pelos 2 minutos haha.
    Pronto eu não sei se a moça é maquilhadora professional ou não, mas se não for, isso é um ABUSO! Ela nunca na vida vai usar aquela maquilhagem toda até ao fim :/ Eu de momentos prefiro investir mais em produtos para cuidar da pele do que em maquilhagem, uma vez tendo uma boa pele, não necessito de tanta maquilhagem.
    O 2º link que tens aí, é super nice, eu em Portugal tambem guardo a minha maquilhagem numa cenazita com gavetas, mas não é tão gira como desse video haha.
    xoxo

    ReplyDelete