Thursday, March 31, 2011

LX FOOD: MY VERY FIRST FOCACCIA


Para além de ter a mania que sei umas quantas coisas sobre Moda e Beleza, ainda acredito piamente nos meus dotes culinários e, como ontem estava para aí virada, resolvi experimentar uma receita que há muito que andava na minha cabeça.

Quando estive em Itália - há coisa de dois ou três anos - perdi-me de amores pela focaccia. De tal modo que, na manhã da viagem de regresso, dei-me ao trabalho de andar pelas ruas de Pisa com a mala atrás, para trazer focaccia para Portugal. Diga-se de passagem que ainda não encontrei a verdadeira focaccia por terras lusas. Na pizzaria Casanova - ali para os lados do Lux - a focaccia corresponde a massa de pizza regada com azeite e alecrim (I guess), já no Pasta Café - penso que há na maioria dos centros comerciais - a coisa melhora, mas não muito.

E eis que ontem, qual fada do lar qual quê - decidi finalmente experimentar a receita que tinha visto há uns tempos num dos meus blogues preferidos: As Minhas Receitas. Como isto da culinária é sempre um pouco intuitivo - tal como a maquilhagem - não segui a receita à risca: eliminei as azeitonas, substitui o rosmaninho pelo alecrim e reduzi a quantidade, penso que devo ter posto entre uma a duas colheres de sopa apenas. De resto segui todos os passos - à excepção da flor de sal porque não tinha por aqui - e devo dizer que a minha primeira focaccia ficou deliciosa!

Eu sei que o LX não é um blogue sobre culinária - nem será - mas estou mesmo orgulhosa! 

Já experimentaram a focaccia

Não se esqueçam de participar no GIVEAWAY BIOTHERM+LX! Têm até às 23.59 horas de hoje para fazê-lo. Mais info, aqui.

19 comments:

  1. Nunca provei, mas o aspecto está divinal!

    ReplyDelete
  2. uau, ficou com óptimo aspecto! a cozinha por acaso não faz parte dos meus dotes, eu é mais comer, ahah! :)

    ReplyDelete
  3. Eu também provei em Itália e adorei, adorei, adorei. Mas desde que voltei para casa, não encontrei nenhuma...

    Por isso, esta receita está aprovada??? Eu já vi imensas, e já considerei a hipótese de experimentar, mas tive sempre medo que não ficasse igual, então desisti. Talvez tente esta ;)

    bettywithlove.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. @ Betty L. Betty, podes experimentar esta. Ficou muito boa mesmo e a junção do azeite com o alecrim é MARAVILHOSA! Até agora foi a mais parecida que encontrei e é super fácil de fazer :)

    ReplyDelete
  5. tem um aspecto óptimo! deixaste-me fiquei cheia de fome :D

    ReplyDelete
  6. eu nem sequer sabia o que era isso da fos...foscachia :)
    mas que tem bom aspecto, tem sim!

    ReplyDelete
  7. Dona Cátia, Pipa Champion here!
    Tou neste momento a viver na Bella Italia, se quiseres levo-te umas focaccias! Tambem adoro! E aqui nos supermercados há uma especie de mini focaccias que vem em saquinhos (como se fosse um saquinho de biscoitos), uma delicia :)
    Beijos
    P.S: Gosto desta tua faceta de fashion blogger :P

    ReplyDelete
  8. @ Anonymous Pipa Campeão, a própria! Diz lá que a focaccia não é a melhor coisa que há por aí? Eu, que nem sou apreciadora de queijo, gostei de umas que tinham um bocadinho de mozzarella por cima.

    Como está a correr aí a vida profissional? Estás a gostar?

    Beijinho GRANDE!

    ReplyDelete
  9. Adoro foccacia mas é como tu dizes por aqui, niente de niente! lol a tua está com óptimo aspecto e é uma receita a experimentar! bjinhos**

    maria
    http://makeupblah.blogspot.com/

    ReplyDelete
  10. Ps - quanto à ajudinha que pedi no meu blog: bem, a imagem que enviaste vai direitinha para o meu 'bau d'inspiração'. Obrigada. bjo**

    maria

    ReplyDelete
  11. E porque não um post diferente do habitual! :D
    Quando estive em Itália infelizmente não gostei de Focaccia... achei muito gordorosa e prefiro a pizza ( secalhar não provei no melhor sitio).

    Mas acredito que a tua esteja deliciosa, so o aspecto!!! :)

    ReplyDelete
  12. Uiii que aspecto delicioso (:
    Mham mham

    xoxo*

    ReplyDelete
  13. tem mto bom aspectooo! :)

    ReplyDelete
  14. tem muito, muito, muito bom aspecto.
    grande sugestão para o fim de semana

    ReplyDelete
  15. Vou experimentar sem dúvida, mas farei sem glúten, pq sou celiaca ...

    Tem óptimo aspecto Cátia, parabéns ;)

    bjinhos**

    ReplyDelete
  16. tem tão bom aspecto!!
    este blog é óptimo...vou-te pôr na coluna "i follow" do meu blog.

    http://theeyesofmara.blogspot.com/

    ReplyDelete