Saturday, February 12, 2011

VERUSCHKA & CARINE ROITFELD

Veruschka. LOVE Magazine issue 4.


Há uma razão pela qual a LOVE magazine é actualmente a minha revista de Moda preferida. A razão é simples e prende-se com a excelência dos textos. Sim, os editoriais são todos breath taking mas é o texto que me move.

E o que torna a LOVE tão singular é a capacidade de fugir do óbvio, de ir ao particular, ao pormenor e é assim que se contam as grandes estórias. É ao ler textos assim que tenho a certeza que o meu futuro passa por escrever sobre Moda (com maiúscula) e lembro-me dos ensinamentos de um professor de uma cadeira de Jornalismo que dizia que o bom lead de uma reportagem é o que parte do caricato, do extraordinário, do pormenor que nos marcou. 

A frase que hoje deixo para reflexão faz parte do lead de um dos textos do issue 4 da LOVE magazine, o perfil da Supermodelo (com maiúscula, again) Veruschka. E, numa altura em que começa a fashion week madness, há uma ironia sublime nas palavras de Azzedina Alaïa. O mundo da Moda vive da mudança, da busca incessante da próxima tendência e, se isso constitui o seu encantamento, também nos afasta de viver o momento na sua plenitude. Há na pergunta de Alaïa uma inocência quase infantil que me faz pensar sobre esta questão do tempo e da sua relação de escravidão para com a Moda. 

Por último, deixo-vos o link para uma entrevista da Carine Roitfeld ao STYLE.COM, em que a ex-editor in chief da Vogue Paris faz uma retrospectiva dos últimos dez anos da sua vida, em que nega os rumores que a dão como certa a colaboração com Tom Ford e chega mesmo a admitir que as relações com Emmanuelle Alt já viveram melhores dias. Ah e até fala da situação menos agradável que viveu com a casa Balenciaga.

Uma questão, alguma ou algum de vós já viu o issue 5 da LOVE magazine à venda na área de Lisboa?

5 comments:

  1. Sim, a LOVE é uma revista muito boa. Ainda não vi a sua edição mais recente à venda em Lisboa, mas também não a vou comprar. Já comprei tantas revistas neste último mês! Estou sem dinheiro para mais! haha E como sei que em Março/Abril virão muitas mais revistas/edições de que gosto...

    Também já li a entrevista da Carine ao Style.com. Muito interessante. Gosto mesmo muito dela e dos seu trabalho. Começo a simpatizar com Alt, mas acho que não vai ser a mesma coisa. A Emmanuelle gosta demasiado de Isabel Marant e Balmain. Os seus trabalhos de styling resumem-se a essas suas marcas, basicamente. :/

    ReplyDelete
  2. Desconheço se existe a revista à venda em Lisboa mas adorei o teu texto. Sei como um bom texto é importante para ti e sem que um dia vais ter muito sucesso nessa área :)

    Beijinho

    ReplyDelete
  3. Não conheço a revista.
    Uma booa semana para ti.
    bjs

    ReplyDelete
  4. dos melhores blog's portugueses, que merece ser seguido .

    xx, Qiqi

    ReplyDelete
  5. Não conhecia a revista mas fiquei bastante curiosa! Vou procurá-la! **

    ReplyDelete