Wednesday, January 19, 2011

GOD BLESS FAST FASHION: FROM GUCCI TO TOPSHOP

Ir comigo às compras é uma experiência altamente desaconselhável. 

Primeiro, porque raramente compro por impulso, a menos que seja a maior pechincha de sempre e aí, claro, abro uma excepção. Mas não pensem que acontece muitas vezes, sou demasiado metódica nas compras e, ultimamente, só compro aquilo que gosto MESMO, mesmo que custe mais uns €. 

Segundo, porque tudo na Zara, e quem diz Zara, diz H&M e, por vezes, Mango - lamento informar a Inditex, mas se eu mandasse, Bershka, Pull & Bear e Stradivarius já teriam sido fechadas - lembra-me alguma coisa. O ano passado a saia de tachas e o blazer  de ombros pronunciados faziam-me lembrar Balmain, as sandálias eram nitidamente Givenchy, a epidemia de trench coats eram consequência de uma colecção Burberry Prorsum Spring 2011 escandalosamente sobrevalorizada. Curiosamente, ultimamente quase tudo me faz lembrar Chloé e marcas semelhantes (=boring). 

E ainda bem que assim é. Não o facto de a Chloé me vir constantemente à cabeça quando entro na Zara, mas o facto de as marcas fast fashion tornarem acessíveis peças que de outro modo não o seriam. Por isso, para quem ficou de queixo caído quando viu a colecção Spring 2011 da Gucci, a Topshop pensou em vocês! 

As sandálias não são iguais, contudo as semelhanças são inegáveis. Confesso que não gosto particularmente do modelo, mas verdade seja dita: a fast fashion não foi a melhor invenção do Homem?

Queria agradecer-vos por todos os comentários e e-mails e também por tornarem-se seguidores/as do LX! E contem-me lá o que querem saber sobre a temporada Spring 2011. As melhores colecções? Tendências? Maquilhagem? Vocês mandam! Ah e a quem não tem blog e mesmo assim comenta o LX, respondo sempre em comentário!




19 comments:

  1. Ahaha nem sabes como me identifiquei com esse "Bershka Pull&Bear e Stradivarius já teriam sido fechadas"! Concordo plenamente contigo!

    szofi
    as3bolinhasdesabao.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. @ Szofi E eu a achar que ia ser linchada em praça pública por proferir tal afirmação! LOL

    :)

    ReplyDelete
  3. Sem dúvida das melhores invenções!!

    aH esses shoes ..OMG!!! Os azuis são perfect!! <33

    xoxo*

    ReplyDelete
  4. A Zara é muito má, mas a Primark e a H&M (já vi peças tuas de ambos os sítios), não são. LOL

    ReplyDelete
  5. @ Anonymous Em momento algum digo que a Zara é má, apenas expressei o meu desagrado face à colecção Outono/Inverno.

    Adoro a Zara, tal como adoro a H&M Trend. Da Primark, que me recorde, só tenho uma camisa, uma clutch e bugigangas!

    :)

    ReplyDelete
  6. Há quem pense que essa "imitação", "replica" por parte das cadeias de fast-fashion seja algo pejorativo para as alta marcas. Há quem se sinta bem por ser "imitado", há quem acha menos piada. Enfim. No fundo existem vários pensamentos sobre isso. Por acaso já gostei mais desse tipo de "replica" ou "semelhança". A verdade é que sim, nos proporcionam um alcance a modelos iguais ou parecidos aos das grandes casas. Um mais valia para quem aprecia. A verdade é que fica sempre algo a faltar. Não sei é o mood de hoje lol

    Em relação às sandálias, adorei pois claro. Aproveito para dizer que Gucci teve muito bem na sua colecção ss2011

    Beijinho!

    ReplyDelete
  7. Ora lá está, eu também desde que comecei a interessar-me a sério por moda, é entrar na Zara e começar a apontar: Balmain, Chloé, YSL, etc. e tal XD

    As sandálias são lindas, adoro a tendência multicolor desta Primavera, especialmente a sair de um Inverno que (ainda) nos envolve em cinza e monotonia. Mas comprar sapatos pela net é sempre o cabo dos trabalhos...

    ReplyDelete
  8. Mesmo! A nossa vida não era a mesma sem a Zara(e restantes)!

    ReplyDelete
  9. concordo tanto, mas tanto cntg! lol Não entro numa dessas lojas q referiste há mt tmp msm...nem me dá a minima vontade.
    É isso e comprar bolsas na Parfois, é q n entendo msm. como em td, prefiro dar mais algum € e ter uma bolsa melhor e q dure mais tmp e mais importante: q n vejam 1000 raparigas com ela na rua... ;) e vamos ser realistas, aquelas imitações rascas da hermes e da mulberry? OMG, q meeeedo lol

    bjinhos***

    ReplyDelete
  10. Peço desculpa, então. Obrigada pela resposta cortês e pela boa educação que demonstrou possuir.

    ReplyDelete
  11. Semelhanças inegáveis, mesmo. E não é que ficou uma réplica bonita? Gostei muito.

    Concordo, quando dizes que quando se entra na ZARA pensa-se imediatamente em Chloé. Começa a ser ridículo. Enfim... :/

    ReplyDelete
  12. @ Anonymous Ora essa! Penso que foi apenas um mal-entendido :)

    ReplyDelete
  13. concordo completamente em relação a importancia da fast fashion.
    Porque, verdade seja dita, nao sao todas as pessoas que podem vestir grandes marcas, e é nas replicas que encontram na fast fashion que encontram forma de acompanharem as tendencias.
    quanto à coleccao da zara desta passada estação nao vou negar, gostei porque vai de encontro ao meu estilo, minimalista mas jogando com acessorios, e para isso os basicos da zara (que foi no que se baseou a colecção: linhas, básicos, neutros) sao optimos. original ? nao foi, obviamente. Há uma escala, a meu ver, que é: Celine , grande marca que amo -> chloe (que é uma tentativa falhada de replica barata, a meu ver) -> e depois a zara numa tentativa frustrada de reproduzir as anteriores. Mas é a unica forma de pessoas com menos fundos monetarios terem um cheirinho de celine :)
    em relacção as restantes marcas da fast fashion ..
    acho que do grupo iditex (excluindo a massimo e uterque) a zara ainda é onde se pode encontrar melhor relação qualidade/preço... as restantes (bershka, stradi, oysho) encontra se, now and then, uns statement necklaces e uns aneis que vão ajudando a completar o look.
    De resto, HM: na parte trend a meu ver encontra se optimas peças para acompanhar as tendencias com a diferença que as peças (estilo cópias baratas) tem um vinco de diferença fugindo à peça inicial o que é um ponto positivo. O unico defeito a apontar desta loja é mesmo a PESSIMA (nao, MUITO PESSIMA) qualidade do site ...
    A mango, honestamente começa a exagerar nos preços já à algum tempo... e com isso tem perdido clientes, nomeadamente eu, que dou por mim a ver vestidos de malha fraca a 50 €..
    Bem, acho que está tudo.
    Apesar de passar pelo blog de vez em quando é a primeira vez que comento (como ainda nao ganhei iniciativa para criar um blog, nao gosto de ter de comentar como "anonimo" pois no fundo estou a expressar me sem passar de uma anonima ... mas efim)
    anyway, parabens pelo blog ! Nota se muita personalidade e estilo pessoal em cada post, o que é raro (true).
    Joana

    ReplyDelete
  14. Concordo que a stradivarius e a berskha ja deviam ter fechado. Só a musica faz-me dor de cabeça, mas não entro há uns bons 2 anos. A Pull & Bear, volto e meia vejo uns vestidinhos giros. E sim as marcas principalmente a Zara e a Mango inspiram-se em tendências de marcas high street mas ainda bem que assim é ;) Entenda-se, eu nunca compraria uma carteira Bikin inspired porque se algum dia chegar a ter uma quero que seja a the real thing, mas acho um piadão ver a minha irma de 15 anos com uma alexa inspired e essas sanálias por exemplo (amei as Gucci verdes) são um exemplo de uma peça que não sendo um icone da marca, adorava comprar o modelo, quero lá saber da label, quero é tê-las nos pés!

    Sou uma chata, não me alongo mais, vou te começar a seguir no fb também, beijinho.

    R:

    http://bikinipequeninoasbolinhasamarelas.blogspot.com

    ReplyDelete
  15. Ficou uma replica bem bonita de facto :)

    ReplyDelete
  16. Amen!!!!
    Essas sandalecas são lindas!!!!!!

    ReplyDelete
  17. @ Joana Joana, obrigada pelo comentário! Eu adoro Celine, pela visão que a Phoebe Philo tem colocado na marca. A Chloé agora, para mim, é tão enfadonha. E sim, concordo MUITO contigo, quando dizes que a Zara tem a melhor relação qualidade x preço.

    Quanto ao site da H&M, realmente é mau. E pior é difundirem imagens do lookbook da colecção Spring 2011, quando o mesmo é da marca Trend, ou seja, apenas vai estar disponível na loja da Baixa e pouco mais!

    Mais uma vez, obrigada pelo comentário e por leres o blogue! Ah e obrigada pelos elogios finais :)

    ReplyDelete
  18. Concordo com tudo o que disseste, mas não fechava a bershka, pull&bear e stradivarius. Raramente lá compro alguma coisa, mas de vez em quando lá tem um acessório ou peça de roupa que vale a pena até porque são lojas muito baratinhas.

    Bem essas sandálias são deslumbrantes ;) gosto muito das cores!

    Fast fashion rules xDD

    Estou a seguir-te. Follow me back? http://fashion-way-of-life.blogspot.com/

    xoxo F.

    ReplyDelete
  19. Oiii gata!!!
    Ohhhh não não não!!!! lol eu gosto da Stradi e da Pull...espero que não fechem :) tenho comprado lá umas coisas bem giras :D depois vou mostrar no blog! Por acaso não compro muito na bershka, mas de vez em quando há uma ou outra peça que gosto, mas não morro de amores!

    Quanto aos sapatos gosto do modelom mas dispensava bem aquele tacão revestido a dourado...faz-me sp lembrar os sapatos das lojas chinesas (nada contra)!


    beijos

    ReplyDelete