Friday, November 19, 2010

FASHION STATEMENT.


Separemos o trigo do joio.

As duas coisas podem coexistir? Sim. São a mesma coisa? Não.

É pena que sejam tantas vezes confundidas.

Que se inicie a discussão! Quero saber a vossa opinião!

PS. Mais logo, novo post. Ah e obrigada por continuarem a visitar o LX, mesmo sem as habituais actualizações.

16 comments:

  1. Não são de todo a mesma coisa... Eu adoro roupa, percebo de roupa, e de moda... Not so much!! É como pensar que Consultora de Imagem é o mesmo que uma Stylist! Eu adorava ser Consultora (para lá caminho :P) mas como Stylist ia ser uma nódoa (daquelas de óleo LOL). Ou como jornalista gostaria de escrever mais no âmbito da sociologia de moda do que propriamente sobre quem desfilou o quê!! É diferente (: Tu, pelo que já conheço, és mais o oposto!! :P (não digo isto no sentido de tb seres nódoa lolol tu percebes...) ***

    ReplyDelete
  2. eu diria até "gostar de roupa não é exactamente a mesma coisa que PERCEBER de moda"

    porque eu gosto de roupa e até gosto de moda mas também tenho a noção que sou absoluta e completamente leiga no assunto.
    e sim, há quem confunda MUITO as duas coisas.

    beijo
    *já sabes que tu és a minha Mestre! hehe;)

    ReplyDelete
  3. Eu também já admiti aqui (penso que até no teu blog) que apesar de achar o mundo da moda o máximo o que gosto é de lifestyle... Por exemplo eu adoro gadjets mas nao quer dizer que discuta com um geek ... serei uma anormal! Para mim é igual, gosto de roupa, gosto de certas abordagens do mundo da moda, mas "entender" os ditos paradigmas já nem tanto!!! COmo em tudo o que não é a minha área - mando uns bitaites!!! Beijo

    PS. é isto que te decepciona no mundo blogger? O haver mais gente a falar de roupa do que moda?

    ReplyDelete
  4. Concordo com a afirmação. Gostar de roupa e gostar de moda são coisas completamente diferentes. São muitas as pessoas que gostam de roupa e dizem que amam a moda, mas quando olham, por exemplo, para um editorial com um homem vestido de mulher, não gostam. Dizem que não fica bem. O problema é mesmo esse... É que a moda não é o que fica bem. A moda desafia todos os limites e desfaz concepções.

    Eu amo mais a moda do que roupa. lol À primeira leitura parece contraditório, mas como já vimos não é! haha

    Eu podia desenvolver muito mais mas, neste momento, estou sem tempo.

    Nice post! ;)

    ReplyDelete
  5. Não sou uma entendida em moda, eu gosto mais de roupa. Mas a moda não me passa ao lado e gosto realmente de moda e de tudo associado a ela.

    Kisses

    ReplyDelete
  6. costumo pensar tanto nisso. Quem se veste bem não tem de perceber ou gostar de moda, quem percebe de moda não tem necessariamente estilo .. quem gosta de roupa não tem que ter estilo e muito menos perceber de moda.


    Eu tenho completa noção que percebo mais de moda do que tenho estilo.

    bom tópico :)

    ReplyDelete
  7. Dá que pensar este tema... mas sim gosto de roupa, e gostava de saber mais sobre moda, mas infelizmente não é o caso ( de tal maneira que não considero o meu blog um fashion blog).

    ReplyDelete
  8. Pensando bem, foi o gosto por roupa que fez nascer a vontade de análise, de observação da influência da Moda como símbolo do contexto social em que se insere. Interesso-me mais por Estilo do que propriamente Moda (no seu conceito primário). Penso numa Antropologia da moda, partindo do princípio que a moda se enraíza numa cultura, desenha uma trajectória e se traduz no reflexo das alterações da cultura e costumes da sociedade. Xoxo Fedra!

    ReplyDelete
  9. Não é a mesma coisa mas estão interligadas. Quem gosta de roupa tem interesse por moda, quer seja mais ou menos conhecedor, quer seja open-minded or closed-minded, quer tenha melhor ou pior gosto....eu posso gostar de moda, ainda assim ser conservadora e não apreciar um editorial que tenha um homem vestido de mulher (até porque depende do editorial em si, e do conceito por detrás do mesmo). Irrita-me quando caímos no erro de achar que para ser 'Moda' tem de ser obrigatoriamente extravagante, ou quebrar barreiras...também é isso, mas não só. Ás vezes a Moda é só encontrar uma nova linguagem que não tem necessariamente de 'chocar'. Para mim Moda em geral não é uma arte, algumas criações sim. Quem gosta mesmo mesmo de Moda, é quem gosta do fenómeno por completo, em todas as vertentes, não apenas a roupa.

    ReplyDelete
  10. Concordo! Não são, de todo, sinónimos!

    Gostar de roupa é estanque, gostar de moda é apreciar uma arte que vai para lá do tecido, é amar fotografia (editoriais, campanhas), encenação (desfiles) e a expressão do que vai dentro de nós.


    http://myfashioninsider.blogspot.com/

    ReplyDelete
  11. Eu concordo com muitas coisas que foram ditas, mas talvez mais com a Fashionably sensitive. Apesar de pensar que o facto de gostar ou não de um homem vestido de mulher num editorial não tem a ver só com ser conservador mas sim com a qualidade do mesmo. :P

    Acho que utilizamos mal a palavra Arte demasiadas vezes. E na Moda existe arte claro, mas não digo que seja ela própria, no geral, com tudo o que a preenche, Arte. Mas também não vou por aí, porque nem temos uma definição concreta de Arte, nem vamos ter.

    Eu adoro fotografia, adoro estilo e personalidade, roupa e desenho... Logo gosto de moda. Sei muito sobre isso? sei umas coisinhas mas não sou especialista. Posso até dizer que gostando de coisas bonitas é impossível não gostar de moda. E dado que todos nós nos vestimos, todos nós gostamos de roupa, mas nem todos são "fãs" de Moda, como as pessoas que gostam imenso de roupa e que pensam nela como algo mais importante e influente, uma criação que não serve apenas para nos cobrir ou proteger e que nos define e conta histórias.

    Mas isto é muito complicado! *

    ReplyDelete
  12. Adoro roupa e interesso-me imenso por Moda. Serei uma entendida em Moda? Não, de todo. Mas espero tornar-me, de forma gradual (sendo esse um dos motivos pelo qual iniciei um blog).
    Mas percebo alguma coisa de "roupa" e vestir, sei alguma coisa do que se deve ou não vestir, como fazê-lo (favorecer corpo, disfarçar flaws, etc). De Moda, dou os primeiros passos como um pequenino bebe para o Mundo.

    **

    ReplyDelete
  13. concordo plenamente! :)
    a moda tem todo uma rede de conceitos e cultura por trás que vão muito mais além do que gostar do último grito em vestidos!
    ***

    ReplyDelete
  14. Mlle,
    sou uma apaixonada pela moda e pela história da moda e concordo que sejam conceitos bem diferentes. Como em tudo, a maior parte das pessoas está preocupa com o resultado final e não com o porquê.
    Bisou

    ReplyDelete
  15. Não são a mesma coisa, eu gosto imenso de roupa de moda já não percebo grande coisa, apesar de comprar as ditas revistas de moda na verdade pelos verdadeiros editoriais de moda apenas passo os olhos já nas páginas com roupa perco-me!
    Bjs

    ReplyDelete
  16. Não podia concordar mais.
    O que me fascina sobretudo na moda é perceber como se interliga com contexto socio-politico-económico. A moda é para mim um excelente indicador social.
    Para além disso, há obviamente todo o conceito de estética, design, de beleza.

    Gostar de roupa é gostar de roupa. Quem gosta de moda pode gostar tb de roupa. O inverso já não é bem assim. Todas as minhas amigas adoram roupa, mas demoram imenso tempo, por exemplo, a conseguir admirar uma tendência e mto mais a usá-la. E não conseguem, salvo raras excepções, compreender que há uma coerência, um estilo, que distingue um designer de outro que nos faz dizer 'isto é tão Mcqueen'.

    Enfim, por vezes, acho que falta às pessoas um pouco de open mind... ter isto ajuda e mto a compreender mais a moda... e, se dizem que gostam, acho q vale mesmo a pena o esforço.

    ReplyDelete