Friday, November 05, 2010

BLAST FROM THE PAST: TOM FORD FOR GUCCI

Fashionista em modo saudosista. Bem podia ser o título deste post, não fosse o facto de soar um pouco cheesy demais e de aqui a blogger nunca ter tido muito jeito para títulos. Mas de facto, o LX está hoje, oficialmente, em modo saudosista. 


Quem não estiver com paciência para ler o texto, assista ao vídeo.

Eleita pelo STYLE.COM, a bíblia online do fashion world, como uma das dez melhores colecções da última década, a colecção Fall 2004 da Gucci deixa saudades, pelo menos ao LX. Não por ter sido a melhor colecção de Tom Ford, porque não foi - at least I don't think so -, mas por ter sido a última e marcar o fim de uma era que, não só ressuscitou a marca italiana de anos de má gestão e polémicas, como ditou um novo paradigma de sexualidade no mundo da moda.

Sim, porque Tom Ford é mestre when it comes to playing with sexuality. Uma sexualidade que não é vulgar, como Versace ou Cavalli - perdoem-me as admiradoras das duas maisons italianas - mas antes sofisticada, provocadora q.b. e muito powerful. Diga-se a bem da verdade que, se a sexualidade de Ford assentou que nem uma luva na Gucci, o mesmo não se pode dizer do período em que dirigiu a minha beloved Saint Laurent. E a mestria de Tom Ford reside na sua capacidade de se manter hirto na linha ténue que separa a sensualidade do estilo hoochie mama, if you know what I mean.

De volta à sua última colecção para a Gucci, Ford did it all. Para mim - e é tão estranho escrever na primeira pessoa - este desfile terá sempre um lugar na minha memória, porque me lembra uma época em que estava especialmente desperta para a Moda. Mas não só. Tudo no desfile se conjugou da melhor forma. Os cortes reveladores, as cores -  predominantemente jewel tones, com muito branco e preto à mistura, ou não estivéssemos a falar de Tom Ford - a sumptuosidade dos materiais, os acessórios to die for, as modelos que eram as minha preferidas de então - Eugenia Volodina, the lady in green, Liya Kebede, Julia Stegner, Daria Werbowy, Ujjawla Raut, Natasha Poly e so on... 

Foi sem dúvida um desfile muito emotivo. Lembro-me de assistir à cobertura do desfile na televisão e ver as modelos chorarem no backstage, juntamente com a Pat McGrath. A própria Anna Wintour parecia comovida, bem como todos os nomes grandes da indústria: Testino, André Leon Talley, Susy Menkes, Robert Burke, a já desaparecida Isabella Blow, Franca Sozzani... E, se querem uma confissão, até eu chorei. Call me crazy, mas ainda ontem me caiu uma lágrima ao rever a cobertura do desfile, realizada pelo Fashion TV. Sim, porque até ao dia de hoje, tenho a música que escolheram (não a original do desfile), gravada num telemóvel antigo.

Vejam o vídeo e relembrem a última colecção de Tom Ford para a Gucci. Não há Frida Giannini nem Alessandra Facchinetti que bastem para substituí-lo. 


A mim resta-me esperar que o BF encontre o True Coral da colecção de batons de Tom Ford em Zurique! Sim, porque Zurique existe uma loja Tom Ford! 

Mil desculpas pelo excesso de texto, vai contra todas as regras que aprendi na faculdade sobre Ciber Jornalismo, mas dêem-me um desconto...

12 comments:

  1. Estás mais que perdoada, foi o teu post que mais gostei até hoje! (:

    ReplyDelete
  2. Desconto dado. Invejo/felicidade por ti em niveis máximos, coral <3

    Sobre esta colecção que posso dizer, já falamos algumas vezes sobre o assunto... não podia estar mais de acordo contigo!
    Acho que existem alguns desfiles que ficam na nossa cabeça e coração sempre, para quem verdadeiramente ama moda e não apenas roupa percebe a emoção que é relembrar momentos assim...
    Tom Ford e Gucci foi, sem dúvida, um dos "casamentos" perfeitos da história da moda =)

    **, bejinhos sU

    ReplyDelete
  3. Como a Su diz, talvez eu seja daquelas que goste mais de roupa do que moda (nem sempre estou tão a par como gostaria)!!! Mas que amo a sensualidade inerente em Tom Ford, isso sim, e mm gostando de algumas peças de Cavalli percebo perfeitamente a distinção que fazes!!!

    de qualquer modo é mesmo por estes posts que adoro os vossos blogs!!! Learn so much ;) A minha visão é mais de outsider ;)

    So mais uma coisa, quanto ao excesso de texto: para divagações rápidas temos o Facebook, o twitter... mas isso é apenas a minha opinião (novamente de outsider) ;)

    Beijoo

    ReplyDelete
  4. Mlle,
    adorei o texto :)
    O Tom Ford é icon que marcou uma forma de estar muito própria numa marca que estava decadente e sem o brilho que provoca o desejo.
    Bisou

    PS_Este que o BF lhe traga o miminho desejado :)

    ReplyDelete
  5. Não vivi intensamente o momento, até porque nessa altura (apesar de ler, de vez em quando, a Vogue) pouco sabia acerca do mundo da moda. Nessa altura, achava que alta costura eram os desfiles da Victoria's Secret... Enfim, medo desses tempos! xD

    Gostei imenso de ler o post e de ver o desfile. Uma colecção lindíssima! Sou um grande fã da Versace, mas compreendo o que quiseste dizer acerca da sexualidade invulgar desta colecção. E concordo! :)

    Oh! E não esquecer que em Dezembro/Janeiro vamos poder ver as primeiras imagens do desfile exclusivo do Tom Ford. A colecção deve estar inacreditável!

    Não te preocupes com o vasto texto. Eu às vezes prefiro posts com muito texto. Eu faço-os imensas vezes! xD

    ReplyDelete
  6. Ai Mulher estás perdoada, adorei o texto :)
    Mas estou como Artur. Não vivi intensamente o momento e ainda há algumas coisas de alguns anos que me escaparam ainda bem que mostraste o vídeo e falaste um pouco sobre o assunto.

    Beijinho

    ReplyDelete
  7. Kd o texto é interessante vale a pena ser extenso ;)
    eu n vejo muito desfiles,mas gostei deste.
    um bom fim-de-semana!!

    ReplyDelete
  8. Mas que falta que o Tom Ford faz na Gucci... Já não é a mesma coisa. Falta o toque, o instinto! Tom Ford FTW ;D

    ReplyDelete
  9. tom ford é amor e mais não digo! ha colecções que ficam para sempre nos corações. :)
    **

    ReplyDelete
  10. ooooh mas perdoar o que? como diz a Xana, este tipo de posts faz a diferença!Venham mais Cátia:)) Leio-os todos, todinhos até ao fim!

    ReplyDelete
  11. Adorei o post Catia!
    Amo Tom Ford

    ReplyDelete
  12. Eh eh eh Cátia, a propósito do teu comentário... adorava ter uma conversa com o teu "closet" ;)

    Acabei por conseguir os botins castanhos da Zara ;) O ebay salva-nos ;)

    Beijo

    ReplyDelete